NOTÍCIAS

Cultura | 11.11.11 - 13h47

Prefeito João da Costa entrega 160 apartamentos do Via Mangue I

O conjunto é composto por cinco blocos que abrigarão famílias oriundas de palafitas da comunidade Beira Rio, no Pina, próximo à Ponte Paulo Guerra

A manhã desta sexta-feira (11) foi especial para integrantes de 160 famílias moradoras de palafitas da comunidade Beira Rio, no Pina, que realizaram o sonho da casa própria. Eles receberam do prefeito do Recife, João da Costa, a primeira etapa do habitacional I da Via Mangue, que fica ao lado do futuro Shopping Rio Mar, também no Pina. Composto por 5 blocos, ele integra o conjunto de três habitacionais da Via Mangue, maior obra viária dos últimos 30 anos.

Juntos, os três conjuntos vão abrigar 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3, já foi entregue e abrigou 352 famílias oriundas das comunidades de Xuxa e parte de Deus nos Acuda. Cada apartamento tem uma sala, dois quartos, cozinha e banheiro. “É com muita alegria que entregamos esses apartamentos, pois, estamos dando a oportunidade de pessoas que sempre viveram em palafitas, correndo risco de vida, lutando por madeira, para morarem em uma casa própria de qualidade, onde podem envelhecer com dignidade e criar filhos e netos”, afirmou o prefeito João da Costa.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157627979926431"]

O gestor ressaltou ainda as oportunidades que serão geradas às famílias que vão morar naquela área. “Um shopping como esse ao lado (o futuro Shopping Rio Mar) é importante porque vai gerar emprego e renda; ter um viaduto é importante porque muitas vezes a pessoa mora em um canto da cidade e trabalha em outro, então, vai diminuir o trânsito e, consequentemente, o tempo de transporte”, acrescentou.

Na ocasião, o vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, lembrou outros conjuntos que foram entregues durante a gestão. “Até agora, a população recebeu 19 habitacionais, que representam abrigos e lares para essas pessoas. A expectativa é de que até o final do mandato, esse número chegue aos 30, o que vai significar o reconhecimento do direto à cidadania para mais de cinco mil famílias no Recife”, antecipou Coelho.

A primeira a receber as chaves foi Ivalda Valença da Silva, que as recebeu das mãos do prefeito João da Costa. O vice prefeito, Milton Coelho, entregou a Anastácio Jacinto e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Nery, para Solange Alves da Silva.

Para os moradores do Habitacional, a casa nova significa, sobretudo, poder fazer atividades nunca antes realizadas. “Coisas simples, como, tomar banho em um chuveiro e lavar os pratos na pia. Digo isso por que vi cada casa dessa ser construída, acompanhei a luta de todos: a busca todos os anos por madeira para evitar que a casa caísse. O orgulho é grande, afinal, mesmo em uma cadeira de rodas, contribuí para a concretização não só do meu sonho, mas do de muita gente”, falou Raimundo Lino Pereira, que mora há 30 anos na comunidade Beira Rio.

A delegada do Orçamento Participativo e uma das primeiras moradoras das palafitas, Elzani José dos Santos, ressaltou o empenho da Prefeitura para que seu sonho fosse realizado. “Há muitos anos buscamos uma moradia digna, muitos gestores assumiram e deixaram os cargos, mas, só João da Costa olhou para a gente sem diferença e faz de hoje o dia mais feliz para nós”, lembrou a representante da comunidade.

Participaram do ato, o Chefe de Gabinete, Félix Valente, os secretários municipais Amir Shcvartz (Extraordinário da Copa), Cláudio Ferreira (Assuntos Jurídicos), Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa), Eduardo Granja (Especial da Juventude e presidente do Geraldão), Erick Carrazzoni (Comunicação), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Henrique Leite (Governo), José Bertotti (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Maria José Di Biase (Controle Urbano, Desenvolvimento e Obras), Marcelo Rodrigues (Meio Ambiente), Rejane Pereira (Especial da Mulher), Renato L (Cultura).

Estiveram, ainda, a assessora da secretaria Extraordinária da Copa, Ana Cláudia Mota, o coordenador do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda; os vereadores Eri, Aerto Luna, Estefano Menudo e Maguari; além do gerente de Desenvolvimento da Caixa Econômica Federal, Cláudio Freitas.