NOTÍCIAS

Cultura | 11.11.13 - 19h58

Escola Antônio Farias Filho representa o Recife na Copa Norte/Nordeste de Bandas e Fanfarras

[caption id="attachment_40538" align="aligncenter" width="680"] O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, recebeu os representantes da Banda Maurício de Nassau. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Banda Maurício de Nassau, formada por estudantes de San Martin, está entre os grupos de 13 escolas públicas de Pernambuco que vão à competição regional, em São Luís do Maranhão

A Escola Municipal Antônio Farias Filho será a única representante do Recife na Copa Norte/Nordeste de Bandas e Fanfarras, que se realiza no fim de novembro em São Luís, no Maranhão. Os músicos e o corpo coreográfico da unidade de ensino ganharam a vaga ao se sagrarem vice-campeões na categoria Banda Master da Copa Pernambucana, no último mês de outubro. Agora, estão entre os 13 grupos escolares do Estado a participar da disputa regional. A competição começa em 29 de novembro e termina no dia 1º de dezembro.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, recebeu em seu gabinete quatro integrantes da Banda Maurício de Nassau, além do maestro adjunto Deyvson Pereira da Silva e do coordenador municipal das bandas e fanfarras escolares, Marcos Galdino. O secretário executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, também recepcionou a equipe campeã. Os músicos agradeceram o suporte da secretaria durante a competição estadual e receberam a garantia de apoio para o desafio da Copa Norte/Nordeste, com auxílio para as viagens e a aquisição de novos instrumentos musicais.

"Com muito esforço e honra conseguimos esse resultado na Copa Pernambucana e estamos gratos à Secretaria de Educação do Recife", afirmou o coordenador das bandas, Marcos Galdino. "Esse apoio nos deu mais tranquilidade para trabalhar. Percebemos que esta gestão quer fazer uma mudança na educação musical", reforçou o maestro adjunto da Banda Maurício de Nassau, Deyvson Pereira da Silva.

De olho em um novo prêmio, os alunos Eduardo André Lima da Silva, 16 anos, Bárbara Cibele Batista da Silva, David Alexandre Souza Dantas e Jackson Alexandre Nascimento, os três com 15 anos, contam que a banda aumentou o ritmo de ensaios para fazer bonito na Copa Norte/Nordeste. "Estamos tocando três vezes por semana para nos preparar", contou Eduardo. "Deixamos o lazer um pouco de lado para nos dedicar mais", revelou David.

Ao parabenizar os representantes da Escola Antônio Farias Filho, o secretário Valmar Corrêa anunciou que está sendo preparada a licitação de compra de instrumentos musicais para toda a rede municipal de ensino. "Vamos atender não só as bandas, mas também a Escola Municipal de Arte João Pernambuco. Isso vai fazer com que haja uma requalificação que melhore a autoestima da meninada das bandas e faça outros quererem participar", afirmou, salientando o caráter profissionalizante e de inclusão social que têm os grupos musicais das escolas.

MAIS PRÊMIOS - A Banda Marcial da Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena também conquistou uma colocação de destaque na Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras este ano. Terminou em quinto lugar na categoria Bandas de Percussão, depois de vencer duas etapas preliminares. "É uma categoria nova, por isso ficamos felizes com o resultado", ressaltou o coordenador estadual das Bandas e Fanfarras, Valdenilson Costa, que também foi recebido pelo secretário de Educação do Recife.

Segundo Valdenilson Costa, é a primeira vez que bandas de escolas municipais de Pernambuco participam da Copa Norte/Nordeste. Além da Escola Municipal Antônio Farias Filho, estão com vaga garantida uma escola municipal de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e outra de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Dez escolas estaduais representam o Estado.