NOTÍCIAS

Administração | 11.11.16 - 11h07

Abre e Fecha do feriado nacional da Proclamação da República

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Governo e Participação Social do Recife, informa que será considerado ponto facultativo na próxima segunda-feira (14), véspera de feriado da Proclamação da República, em todos os órgãos da administração direta e indireta da gestão municipal, com exceção dos serviços considerados essenciais.

O feriado nacional do Dia de Proclamação da República fica mantido normalmente no dia 15 de Novembro e não haverá expediente nos órgãos da Prefeitura do Recife. Para aproveitar o feriado, os recifenses poderão visitar o Jardim Botânico, que abrirá para visitação das 9h às 15h30. A Ciclofaixa de Turismo também está garantida das 7h às 16h da próxima terça-feira (15), com 36,5 quilômetros de faixa exclusiva, convidando os recifenses a aproveitar a folga para pedalar e usufruir de algumas das mais belas paisagens recifenses. Alguns equipamentos culturais vão ter atividades, como o Sítio Trindade, com sua imensa área verde e estrutura, que estará aberto das 5h às 19h, e o Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, também estará de portas abertas na terça, dia 15, das 9h às 17h.

Confira abaixo em detalhes o que abre e fecha em cada serviço:

PREFEITURA - A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que na próxima segunda (14) e terça-feira (15), os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife, não funcionarão. Na quarta-feira (16) o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também volta a funcionar no horário normal, das 8h às 13h.

MULHER - O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector estarão fechados durante os dias 14 e 15 de novembro. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

SAÚDE – As quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quarta-feira (16).

O atendimento do Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal no feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funciona normalmente durante o feriado, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai funcionar das 8h às 12h e a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.


MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado, e o Econúcleo Jaqueira estarão abertos ao público neste Dia da Proclamação da República. Na segunda-feira (14), ambos estarão fechados. No feriado, não haverá trilhas monitoradas no Jardim Botânico, que abrirá para visitação das 9h às 15h30. Será possível visitar os sete jardins temáticos (de bromélias, orquídeas, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial), em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros das plantas).

Já no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, uma programação especial foi montada para as crianças, das 9h às 17h. Na sala Ecointeratividade, os visitantes fazem passeio 360 graus pelo Jardim Botânico e têm acesso a jogos digitais e ao passeio virtual pelo Parque Capibaribe. Às 10h, haverá contação de histórias com o Programa de Educação Ambiental da PCR. Depois, às 10h30, podem conhecer as árvores do parque em uma trilha ambiental. A partir das 14h30, podem saber mais sobre como as minhocas promovem a vermicompostagem. Às 15h, haverá trilha poética e às 16h, o "Momento Criar e Contar", sobre as águas do planeta.

TURISMO E LAZER - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer está garantida neste feriado. Das 7h às 16h da próxima terça-feira (15), 36,5 quilômetros de faixa exclusiva provisória estarão montados, convidando os recifenses a aproveitar a folga para pedalar e usufruir de algumas das mais belas paisagens recifenses. O percurso conta com três rotas, que atravessam 30 bairros e desembocam no Marco Zero.

Para quem quiser aproveitar o feriado perto da praia, o Lazer na Rua vai interromper o trânsito na Avenida Boa Viagem, no trecho localizado em frente ao Segundo Jardim. O lazer tomará conta do asfalto entre as 8h e as 20h. Nas Academias Recife, não haverá expediente nas próximas segunda (14) e terça-feira (15). As atividades serão retomadas na quarta (16).

SEGURANÇA - O Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, abre no sábado (12) e domingo (13), das 8h às 13h. Na segunda (14) e terça (15) estará fechado. As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes vão estar fechadas nos quatro dias.

EMPREGO – Todos os postos da Agência de Emprego do Recife estarão fechados.

CULTURA - Os equipamentos culturais da Prefeitura do Recife oferecem opções de lazer para quem deseja aproveitar o feriadão. O Sítio Trindade, espaço para toda a família se divertir com sua imensa área verde e estrutura, estará aberto das 5h às 19h, para quem curte atividades ao ar livre, como uma boa caminhada, ou levar as crianças para gastarem bastante energia na segunda (14) e terça (15). Para quem curte um passeio mais cultural, o Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas também estará de portas abertas na terça, dia 15, das 9h às 17h, com duas exposições: Doc(e) Recife, mostra que remonta a trajetória do município a partir do açúcar, destacando a influência do produto no desenvolvimento urbano e nas relações sociais, além de estimular nos visitantes proposições sobre o futuro da metrópole. Já os Museus de Arte Moderna Aluísio Magalhães e Murillo La Greca não funcionarão no feriado de Proclamação da República.

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do feriado da Proclamação da República na próxima terça-feira (15), haverá mudança no horário de funcionamento dos mercados públicos e das feiras novas de Água Fria e de Nova Descoberta, que será das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funcionará. Já as feiras livres dos bairros acontecem normalmente. Na segunda-feira (14), os equipamentos funcionam em horário normal, das 6h às 18h.

EDUCAÇÃO - As escolas, creches e creches-escolas da rede municipal de ensino do Recife estarão fechadas na segunda (14) e terça-feira (15) .

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão nos dias 14 e 15 de novembro, exceto as casas de acolhida e a abordagem social noturna, porque funcionam em regime de plantão.