Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 11.11.22 - 11h15

Prefeitura e Instituto Shopping Recife entregam novos quiosques na Rua Bruno Veloso

img_alt

Comerciantes receberam novos equipamentos dentro do projeto de requalificação da via. (Foto: Divulgação/PCR)

Em parceria com o Instituto Shopping Center Recife, a Prefeitura do Recife - através da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) - entregou, nesta quinta-feira (10), dez quiosques para os comerciantes que trabalham na Rua Bruno Veloso, nas imediações do centro de compras. A iniciativa faz parte da requalificação da via, uma ação mitigadora dos empreendedores e que promoveu melhorias no corredor.

Segundo a presidente do Instituto, Ione Costa, o comércio popular funcionava no local de forma precária em torno do ponto de transporte coletivo. "A parceria com a Prefeitura foi no sentido de promover o ordenamento urbano sem prejudicar a atividade empreendedora nem o público usuário do transporte". Para isso, a entidade projetou os quiosques e, a partir do aval do poder público municipal, construiu as estruturas que nesta data foram entregues à Prefeitura. Com os antigos ambulantes, hoje microempreendedores da comunidade, foi assinado com a Prefeitura um termo de cessão dos equipamentos - uma vez que ficam em área pública - com regras de uso que prevêem a proibição da venda de bebidas alcoólicas e manuseio de fogões ou fogareiros.

"As ações de ordenamento urbano sempre têm que levar em conta o bem-estar geral da população envolvida. É importante não prejudicar os empreendedores, mas é preciso priorizar a mobilidade, seja de pedestres, ciclistas ou veículos. Quando encontramos esse ponto de equilíbrio, como é o caso dessa parceria com o Instituto Shopping Recife na Rua Bruno Veloso, temos o melhor cenário possível", explica o secretário municipal de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar.