Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.11.22 - 11h43

Secretaria de Saúde do Recife recebe menção honrosa do Ministério da Saúde pelos serviços prestados durante a pandemia de covid-19

A Vigilância Epidemiológica do município foi homenageada como serviço destaque na maior emergência em saúde pública

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife foi homenageada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (9), em Brasília, no Distrito Federal. A Vigilância Epidemiológica, que faz parte da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevs) do município, recebeu menção honrosa pela assistência prestada durante a pandemia de covid-19. Durante a Reunião Nacional de Síndromes Gripais e Avaliação da Resposta da Vigilância para a Pandemia da Covid-19 no Brasil, que reuniu representantes de todo o país na capital federal, a pasta foi condecorada como “serviço destaque na maior emergência em saúde pública deste século”. 

Na ocasião, que teve como objetivo avaliar a ações realizadas, avanços e desafios frente a emergência da covid-19 no Brasil, a Vigilância Epidemiológica da Sesau apresentou o trabalho “Integração da vigilância do óbito de covid-19 e educação em saúde por meio da teleorientação no município de Recife”, que traz um relato da experiência desenvolvida pela cidade durante a pandemia. 

A menção honrosa foi assinada pelo secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, e pela coordenadora geral de Vigilância das Síndromes Gripais, Greice Madeleina Ikeda do Carmo.

AÇÕES - Durante a pandemia, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Recife atuou de diversas formas. Teve um papel importante na preparação e orientação das redes de saúde pública e privada do município em relação às medidas de controle e prevenção da covid-19; além da sensibilização e instrução dos serviços de transporte, como táxi, da rede hoteleira, do aeroporto e demais serviços de transportes coletivos e escolas sobre a doença.

Também esteve na linha de frente do processamento de dados e monitoramento do compartimento da doença, da investigação, coleta e monitoramento dos casos e contatos de pessoas que testaram positivo para covid-19.

ASSUNTOS: