NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.12 - 18h05

Beneficiários do Bolsa Escola assistem a documentário sobre a ditadura no Brasil

Por Fábio Callado

As secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Direitos Humanos e Segurança Cidadã exibem pela última vez, neste ano, o documentário: Vou contar para meus filhos, da cineasta Tuca Siqueira. Os beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal das escolas Jordão (bairro de mesmo nome) e Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, irão assistir ao filme nesta quarta (12), a partir das 14h, no auditório Capiba, localizado no 15º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.

O documentário relata a história de 24 mulheres que foram presas entre os anos de 1969 a 1979, na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no Bairro da Iputinga. As mulheres são de vários estados do País e ficaram presas no Recife por lutarem pelo mesmo objetivo: o fim da ditadura militar. Após a exibição, um debate será realizado com os beneficiários das duas escolas.

Vou contar para meus filhos é uma realização do Movimento Tortura Nunca Mais, de Pernambuco, com o patrocínio do Projeto Marcas da Memória e da Comissão da Anistia do Ministério de Justiça. O projeto contou com o apoio das prefeituras do Recife e Olinda e do Governo de Pernambuco. O filme é uma co-produção da Garimpo e Cabra Quente Filmes.