NOTÍCIAS

| 11.12.12 - 11h33

Centenário de Luiz Gonzaga ganha celebração à beira-mar

Mestre Lua será homenageado no Parque Dona Lindu pela cantora Elba Ramalho e pela Orquestra Sinfônica do Recife, com arranjos do sanfoneiro Marcelo Caldi. Evento ainda com conta com lançamento de selo postal e livro editado pela Cepe

[caption id="attachment_29328" align="alignleft" width="334"] A cantora Elba Ramalho será uma das atrações da celebração dos 100 anos de Gonzagão. Foto: Fernando Silva[/caption]

No dia do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (13 de dezembro), a Prefeitura do Recife e os Correios apresentam uma grande celebração ao filho de Exu à beira-mar da capital pernambucana. A noite festiva será no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, com concerto ao ar livre de Elba Ramalho e da Orquestra Sinfônica do Recife, com arranjos de Marcelo Caldi, e participação do sanfoneiro Beto Hortis. A apresentação começará as 20h.

A memória do ilustre sertanejo pernambucano também será registrada com lançamento de selo postal e relançamento do livro: O Sanfoneiro do Riacho da Brígida: Vida e andanças de Luiz Gonzaga – Rei do Baião, de Sinval Sá, com edição da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a partir das 18h.

No show, Elba Ramalho canta músicas de Luiz Gonzaga com acompanhamento da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), sob regência do maestro Osman Giuseppe Gioia. O repertório traz músicas que marcaram a carreira do Rei do Baião como A Vida do Viajante, Asa Branca, Pagode Russo e Sabiá, entre outras. Os arranjos são assinados por Marcelo Caldi, compositor, arranjador e instrumentista virtuose da nova geração. Durante a apresentação, a orquestra ainda executa Concerto Sinfônico para Asa Branca e Rapsodia Gonzagueana, peças com arranjos de Sivuca em homenagem a Gonzagão, que na ocasião ganharão solos de sanfona de Marcelo Caldi. O sanfoneiro pernambucano Beto Hortis também fará uma participação especial na noite gonzagueada.

Publicação – O Parque Dona Lindu abriga, a partir das 18h, o relançamento do livro O Sanfoneiro do Riacho da Brígida: Vida e andanças de Luiz Gonzaga – O Rei do Baião (276 páginas, R$ 30,00 ), do escritor paraibano Sinval Sá, 90 anos, com edição da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), do Governo do Estado. O lançamento acontece simultaneamente no foyer do Teatro Luiz Mendonça, para convidados, e na esplanada do Parque, para o público em geral. A obra é a primeira biografia de Luiz Gonzaga e tem sido referência ao longo dos anos para pesquisadores e escritores que se debruçam sobre a vida e a obra de Gonzagão.

O livro foi idealizado em 1955, quando Sinval Sá servia como oficial da Aeronáutica em Taubaté (São Paulo), e ouviu com emoção os versos iniciais de Asa Branca. A música do Mestre Lua passou a compor uma de suas paixões, junto com a família e a literatura. Somente anos depois ele conseguiu colher os depoimentos de Gonzaga, num período em que o artista amargava um certo ostracismo, o que explica a melancolia e amargura em algumas passagens do livro. Posteriormente Gonzaga retomaria triunfalmente a carreira, impulsionada por Gonzaguinha, Caetano, Gil e outros artistas que redescobriram o talento do sertanejo.

A publicação em formato de entrevista-biografia dá voz àquele que considerava sua missão divulgar a autêntica música do Sertão nordestino. Trata da infância de menino pobre em Exu, passando pela fuga para o Rio de Janeiro, o quartel, a vida de artista de rua, a participação em programas de calouro, e o encontro com os parceiros de toda vida, Humberto Teixeira e Zé Dantas, até alcançar a fama.

Filatelia – Antes do show, será lançando o Selo Comemorativo alusivo ao Centenário de Nascimento de Luiz Gonzaga. Com sua simplicidade genial, Luiz Gonzaga, cantou a vida e a cultura nordestinas de maneira insuperável. O selo postal vem, por sua vez, servir de instrumento de registro dessa história, prestando uma merecida homenagem ao filho de Januário. A emissão da peça filatélica, criada pelo artista Jô Oliveira, foi aprovada pela Comissão Filatélica Nacional, em 2011, a partir da sugestão do tema pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife. O selo de Luiz Gonzaga, com tiragem de 300 mil exemplares, já desponta como peça cobiçada por filatelistas, colecionadores e fãs do artista. No dia 13 de dezembro, os Correios também lança o selo nas cidades de Exu (PE), Juazeiro do Norte (CE), Brasília (DF) e Entre Rios (BA).

Na composição da imagem do selo, o artista Jô Oliveira utilizou as técnicas de desenho a nanquim e a pintura para retratar a vida sertaneja do cantor e, sobretudo, a música Asa Branca. Em primeiro plano, a imagem do cantor vestido com a tradicional roupa de vaqueiro nordestino e chapéu de couro, segurando uma sanfona; acima de seu braço, a ave branca voando em direção às nuvens, simbolizando a harmonia musical do cantor. No canto inferior direito, os olhos verdes e a plantação, presentes na letra da música Asa Branca. O símbolo da Maçonaria indica a participação do homenageado naquela sociedade. Ao alto, no canto direito, a coroa representa a majestosa obra do cantor, cujos fãs o batizaram merecidamente de Rei do Baião.