NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.12 - 13h09

Evento marca encerramento do Projeto Produção, Comercialização e Gestão das Mulheres

[caption id="attachment_29409" align="alignleft" width="334"] A ação capacitou 100 mulheres em situação de violência doméstica e sexista. Foto: Luciano Ferreira[/caption]

O fortalecimento da autonomia econômica da mulher foi o mote de encerramento do Curso de Confecção e Montagem de Bijuterias do projeto Produção, Comercialização e Gestão das Mulheres. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Forte do Brum (Bairro do Recife), promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher. O projeto foi apoiado pela Secretaria de Políticas para a Mulher da Presidência da República e executado pela Casa da Mulher do Nordeste.

A ação capacitou 100 mulheres em situação de violência doméstica e sexista e as usuárias dos serviços do Centro de Referência Clarice Lispector e Casa Abrigo Sempre Viva que compõem as seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s). De junho a novembro deste ano, as alunas tiveram aulas nas temáticas de direitos humanos, relações de gênero e raça, enfrentamento a violência, além de empreendedorismo na produção para gerir o próprio negócio.

O projeto reforçou o compromisso da gestão com as políticas para as mulheres visando à qualificação profissional e melhorar a qualidade de vida”, frisou a secretária especial da Mulher, Rejane Pereira, que observou: “o desemprego, a menor remuneração e menos acesso ao mercado de trabalho, sobretudo das negras, também são indicativos das desigualdades de gênero e raça existentes na sociedade moderna”.

A solenidade da última formação do projeto contou com as presenças da coordenadora da Casa da Mulher do Nordeste, Graciete Santos, que proferiu uma palestra de 30 minutos sobre Mulheres trabalhando em Rede, e do consultor do SEBRAE, José Edson Monteiro.