Prefeito do Recife visita obras do Paço do Frevo
João da Costa verificou detalhes da obra e sinalizou que a edificação será inaugurada até o final de dezembro
João da Costa verificou detalhes da obra e sinalizou que a edificação será inaugurada até o final deste mês. Foto: Fernando Silva[/caption]
Em vistoria realizada na tarde desta terça-feira (11), o prefeito do Recife, João da Costa, conferiu o andamento da obra do Paço do Frevo, no Bairro do Recife. Em companhia da secretária de Cultura, Simone Figueiredo, da secretária Especial de Relações com a Imprensa, Ceça Britto, e da equipe de assessores técnicos, o gestor passou por todos os andares do edifício.
O Paço do Frevo é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com criação e realização da Fundação Roberto Marinho, patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Grupo Camargo Corrêa, Instituto Votorantim, Itaú, Rede Globo, e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.
O equipamento cultural cujas obras tiveram início em 2010 está em fase de finalização. Após verificar o espaço, o prefeito sinalizou que até o dia 31 de dezembro haverá a inauguração. “Nós procuramos encaminhar toda a parte do projeto que é de responsabilidade da Prefeitura do Recife, como o acervo, a escola de dança e de música. As obras físicas, sem dúvida, estarão prontas, a exposição permanente, o estúdio e o espaço de dança. Estou muito contente, pois essa é uma obra emblemática para a cultura da cidade, por tudo que foi feito pela restauração do Frevo nos últimos 12 anos, e concluir esse monumento é muito importante”, afirmou o gestor.
A secretária de Cultura, Simone Figueiredo, também demonstrou satisfação ao ver o estágio da obra. “Já se pode ver o projeto tomando forma, ganhando a alma do Frevo, como sonhamos. O Paço tem o objetivo maior de preservar nossa cultura e de fortalecer o Recife como cidade do Frevo, especialmente depois do título recebido da Unesco, (Patrimônio Imaterial da Humanidade). Ver essa obra chegando ao final, nos deixa muito confiantes de que entregaremos à população mais um grande equipamento cultural”, ressaltou Simone.
Complexo cultural – O Paço do Frevo será direcionado à difusão, pesquisa, lazer, capacitação e apoio profissional na área da dança e música do Frevo. O imóvel faz parte do complexo turístico das cidades de Recife/ Olinda, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) desde 1998. Até 1973, o edifício sediava a Western Telegraph Company. O investimento para a obra foi em torno de R$ 20 milhões. O equipamento contará com Centro de Documentação, museu com espaços para exposição permanente e temporária, cursos profissionalizantes de música e dança, estúdio de gravação de áudio, rádio Frevo Online, palco para apresentações artísticas e bistrô.