NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.14 - 10h39

Parque Dona Lindu recebe comemoração de aniversário de Luiz Gonzaga

O show comandado pela artista Elba Ramalho celebra seus 35 anos de sucesso e faz uma homenagem ao Rei do Baião. A apresentação ocorre neste sábado (13), dia do aniversário de 102 anos do mestre. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, preparou uma programação especial para comemorar o dia 13 de dezembro, aniversário de 102 anos de Luiz Gonzaga que faz parte do calendário cultural da cidade. O espetáculo pernambucano Cordas, Gonzaga e Afins, que faz homenagem ao Rei do Baião, comemora aos 35 anos de lançamento do primeiro álbum de Elba Ramalho, Ave de Prata, completados este ano e será apresentado gratuitamente ao público para festejar a data. O show acontece no próximo dia 13, às 19h, na esplanada do Parque Dona Lindu com acesso livre para o público.

Cordas, Gonzaga e Afins reúne no mesmo palco a cantora Elba Ramalho, acompanhada do grupo instrumental SaGRAMA, o quarteto de cordas Encore e o sanfoneiro carioca Marcelo Caldi, fazendo um encontro musical do popular com o erudito com cello e violinos, com arranjos e direção musical do maestro Sérgio Campelo. O espetáculo traz uma nova roupagem armorial para as canções do “Mestre Lua” e o universo que o inspirava, com imagens que dialogam com repertório do Rei do Baião e seus afins, como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil.

A data da apresentação foi escolhida a dedo, porque dia 13 é o aniversário de 102 anos do Rei do Baião e dia também de celebrar os 35 anos de sucesso de Elba Ramalho. Cordas, Gonzaga e Afins está dentro da programação de festividades de aniversário de Luiz Gonzaga com apoio cultural da Prefeitura do Recife.

A montagem conta ainda com textos do dramaturgo Newton Moreno e do poeta João Cabral de Melo Neto, e André Brasileiro assina a direção. O espetáculo já foi visto e aplaudido por cerca de sete mil pessoas e repertório conta com 32 canções.

Com 1h30 de duração, o show é dividido em dois atos imperceptíveis para o público, mostrando a trajetória da carreira de Luiz Gonzaga do Sertão ao Mar. Complementando a homenagem ao Rei, o Memorial Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de São Pedro, em uma ação conjunta com o Museu de Arte Popular do Recife – MAP, vai receber a abertura da exposição “Dos bois aos Baiões”, e um Cortejo Rei do Baião com sanfoneiros que terá a saída às 16h.

PROGRAMAÇÃO:
12h – Início da programação do Memorial Luiz Gonzaga, no Pátio de São Pedro, com apresentações artísticas, abertura da exposição “Dos bois aos Baiões”, lançamento de catálogo, etc.
16h - Concentração no Pátio de São Pedro com a participação do boneco gigante de Luiz Gonzaga e a Forrovioca, estacionada no Pátio, e esquentando com apresentações de forrozeiros.
17h – Saída do Cortejo do Rei do Baião com sanfoneiros, forrovioca e o boneco gigante em direção ao Cais do Sertão. Nesse momento, no Cais do Sertão uma banda base estará se apresentando num palco montado no seu estacionamento, aguardando o cortejo.
18h – Chegada do cortejo ao Museu Cais do Sertão tem shows do mestre Camarão, Banda Em Canto e Poesia (Antonio Marinho, Miguel Marinho, Greg Marinho) e da Banda Polinário.
19h – Espetáculo Cordas, Gonzaga e Afins com Elba Ramalho, grupo SaGRAMA, Quarteto Encore e o sanfoneiro Marcelo Caldi com acesso livre para o público na esplanada do Parque Dona Lindu. Além de homenagear o Rei do Baião Luiz Gonzaga o espetáculo celebra os 35 anos de sucesso de Elba Ramalho completados este ano.