NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.14 - 10h27

Prefeitura do Recife vai estudar a qualidade da água e sedimentos da Bacia do Pina

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) da Prefeitura do Recife fará, nesta quinta-feira (11), uma nova ação para entender as causas do aparecimento de algas marinhas na Bacia do Pina. Dessa vez, técnicos e pesquisadores vão coletar amostras da água e dos sedimentos no banco de areia localizado entre a Ponte Paulo Guerra, no Pina, e o Cais José Estelita.

A iniciativa contará com o apoio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Brigada Ambiental do Recife e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep. A equipe sairá em um barco, às 12h, do Bar Catamarã, localizado na Avenida Sul, no Cais de Santa Rita. As amostras recolhidas na ação serão analisadas nos laboratórios do ITEP.

Na semana passada, a secretaria promoveu uma expedição com pesquisadores do departamento de Biologia da Faculdade Frassinetti do Recife – Fafire. Foi contado que a grande mancha verde na Bacia do Pina é formada por dois tipo de algas marinhas. Uma delas é a Ulva sp, mais conhecida como Alface-do-mar. Esse tipo de vegetação é considerada comum em área de estuário, mas a quantidade e o tamanho delas chamou a atenção da equipe. A outra alga não foi identificada.

O quê: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife coordena ação para coletar amostras da água e de sedimentos na Bacia do Pina.

Quando: Nesta quinta-feira (11), a partir das 12h.

Onde: Bacia do Pina, entre a Ponte Paulo Guerra, no Pina, e o Cais José Estelita.

Ponto de encontro: Bar Catamarã, localizado na Avenida Sul, no Cais de Santa Rita.

As equipes reportagem poderão acompanhar a ação junto com os pesquisadores no barco Catamarã.