NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.14 - 16h48

Recife comemora aniversário de Luiz Gonzaga neste sábado (13)

Para festejar a data, diversas atividades culturais vão ser realizadas no Memorial Luiz Gonzaga em homenagem ao Rei do Baião

O dia 13 de dezembro, aniversário de 102 anos de Luiz Gonzaga, será celebrado com muitas atividades. A Secretaria de Cultura (Secult), através da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), preparou uma intensa programação, que vai reunir exposição, publicação de catálogo, lançamento de livro e apresentações artísticas para comemorar este que é um dia que já faz parte do calendário cultural da cidade.

O Memorial Luiz Gonzaga e o Museu de Arte Popular do Recife – MAP, em uma ação conjunta, vão celebrar o dia do Rei do Baião com a exposição Dos Bois aos Baiões, que será aberta ao público às 12h. A obra aborda temas de matrizes culturais nordestinas, aspectos da história, da antropologia e da sociologia, a partir do boi como um marco na colonização do Sertão, o primeiro grande signo na arte em barro e presente no cancioneiro popular.

Ainda no Memorial Luiz Gonzaga, será distribuído o catálogo da pesquisa elaborada para o conteúdo da exposição, enriquecido com notas de especialistas nos temas abordados, ilustrações e informações técnicas. Em seguida, haverá o lançamento do livro: De Bacamarteiros, de festa, de devoção, que uma organização do mapeamento dos Batalhões de Bacamarteiros da Região Agreste do Estado de Pernambuco, tendo a coordenação de pesquisa do antropólogo George Michael Alves – UFPE.

As apresentações artísticas encerram as festividades. Bacamarteiros do 56º Batalhão de Riacho das Almas, se apresentam no Pátio de São Pedro, com coreografia, performances e tiros de bacamartes. Em seguida é a vez do folguedo do boi-bumbá, uma das grandes atrações culturais, conhecido em Pernambuco por Cavalo Marinho, um brinquedo das festas populares que se apresenta no Ciclo Natalino. A apresentação de um grupo de boi, com música e dança, homenageando Gonzaga, faz uma perfeita inserção temática, com a época e os temas de cultura popularl. Coroando o dia dedicado ao Rei do Baião, um Cortejo de Sanfoneiros fará a concentração no Pátio de São Pedro às 16h, com mestres da sanfona de oito baixos e do acordeon, que farão uma homenagem a Luiz Gonzaga na Forrovioca. O cortejo segue a partir das 17h e percorre as ruas do Recife até o Cais do Sertão

Serviço:

Dia de comemoração aos 102 anos de Luiz Gonzaga
Quando: Sábado, 13 de dezembro
Horário: A partir das 12h
Local: Memorial Luiz Gonzaga, Pátio de São Pedro, n°35, São José
Mais informações: 3355-3155

Programação:

12:00h

Abertura da Exposição: Dos Bois aos Baiões

12:30h

Distribuição do catálogo

15:00h

Lançamento do livro catálogo: De Bacamarteiros, de festa, de devoção 

15:00h

Apresentação de grupo de bacamarteiros: 56º Batalhão de Riacho das Almas

15:30h

Apresentação do Boi Misterioso (Limoeiro – PE)

16:00h

Concentração do Cortejo de Sanfoneiros / Forrovioca

17:00h

Saída do Cortejo