NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.14 - 15h38

Teatro de Santa Isabel recebe maratona musical do Virtuosi

A partir desta quinta-feira (11), espaço sedia apresentações do festival que pretende realizar uma maratona de 24h de música.

O Teatro de Santa Isabel sedia a partir desta quinta-feira (11) a Série Vicente Fittipaldi, do 17º Virtuosi. O concerto de abertura intitulado Strauss, Smetana & Schumann acontece a partir das 20h, e vai reunir artistas nacionais e internacionais executando obras clássicas da música de câmara, como Victor Asuncion ao piano, Leonardo Altino no cello, Paul Cortese na viola e os violinistas Yehezkel Yerushalmi, Yannos Margaziotis e Benjamin Sung. O festival Virtuosi conta com o incentivo da Prefeitura do Recife.

Na sexta-feira (12), a partir das 20h, tem início a segunda edição do Virtuosi pela Paz – Maratona Virtuosi BNDES. A Orquetsra Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia, apresenta na ocasião a obra “Metamorfose” de Richard Strauss, grande homenageado do festival. Com entrada gratuita, o evento pretende ofertar 24h de música ao público recifense com diversas vertentes da música erudita, das obras clássicas às contemporâneas, além de um flerte com o jazz e a música eletrônica.

Logo em seguida, às 22h, sobem ao palco do Teatro de Santa Isabel o trombonista sueco Christian Lindberg e o pianista filipino Victor Asuncion interpretando peças de Launy Gröndahl, John Cage, Lindberg e Schumann. Às 23h, o violinista Benjamin Schmid, considerado um dos maiores violinistas do mundo dos últimos 50 anos, faz um recital com obras de Bach, Eugene Ysaye e Paganini.

A partir da meia-noite, o excêntrico violinista romeno Roby Lakatos assume o palco acompanhado de seu grupo. O percussionista Naná Vasconcelos e o DJ Dolores se apresentam a partir de 1h da madrugada, em um show marcado pelo improviso, mesclando bases eletrônicas com ritmos afrobrasileiros.

O grupo britânico Stringfever se apresenta às 2h da madrugada, misturando em seu repertório obras consagradas de Vivaldi e Brahms com músicas do repertório pop mundial, incluindo Beatles e Chuck Berry, aos temas do personagem James Bond. Às 03h, o austríaco Benjamin Schmid retorna ao palco apresentando um show de jazz com homenagens a Django Reinhardt e Stephane Grappelli.

Um dos destaques da maratona acontece às 13h do sábado, com o concerto especial da Orquestra Jovem de Pernambuco que terá como solista o pianista Artur Moreira Lima e apresentará obras de Tchaikowsky e Johan Strauss. Ao longo da tarde apresentam-se ainda os grupos Ensemble São Paulo, Unirio Metais, Duo Altino, Catalin Rotaru & Anastasia Zhivotovskaya e Mendelssohn Octeto.

A maratona se encerra às 20h do sábado (13) com a Orquestra Virtuosi apresentando o programa Gulda, Kreisler, Ellington & Lindberg. Esta será uma apresentação voltada para o jazz sinfônico, apresentando ainda duas peças de Duke Ellington (Prelúdio para um beijo e Caravan – arranjos de Michael Abene) com a participação especial do saxofonista Maestro Spok. O concerto ainda terá como solistas Leonardo Altino no cello, Benjamin Schmid no violino e o trombonista Christian Lindberg que apresenta uma peça de sua autoria no evento.

Encerramento - O festival se despede do Recife no domingo (14) com a Maratona Virtuosi BNDES de Piano com a presença dos pianistas russos Ilya Ramlav e Anastasia Zhivotovskaya. Considerado uma das maiores revelações da nova geração da música clássica, Ramlav foi solista à frente de orquestras como a de St. Petersburgo e realiza seu recital às 18h no Teatro de Santa Isabel, sendo seguido às 19h pela pianista russa Anastasia Zhivotovskaya, do Conservatório de Moscou.

O 17º Virtuosi traz esse ano instrumentistas de diferentes partes do mundo como Grécia, Filipinas, Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Coreia do Sul e Romênia, além dos artistas nacionais. O 17º Virtuosi conta com patrocínio do BNDES, CORREIOS, Excelsior Seguros, incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife e, apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura de João Pessoa, Prefeitura de Campina Grande, CEPE, Livraria Cultura, UFPB, Fundação Amazônica de Música, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.

Serviço:

XVII VIRTUOSI
Local: Teatro de Santa Isabel - Praça da República - Recife
Quinta (11) - 20h - "Strauss, Smetana & Schumann"
Sexta (12) - 20h - II Virtuosi Pela Paz - Maratona Virtuosi BNDES
Sábado (13) - 00h às 20h - II Virtuosi Pela Paz - Maratona Virtuosi BNDES
Domingo (14) - 17h - Maratona Virtuosi BNDES de Piano
Entrada Gratuita
Informações: www.virtuosi.com.br