NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.14 - 17h30

A trajetória política de Francisco Heráclito do Rêgo será lançada no Museu da Cidade do Recife

Livro conta a história de coronel pernambucano que virou personagem de Chico Anysio

“A trajetória política de Francisco Heráclito do Rego” é o título do livro que o historiador Márcio Ananias Ferreira Vilela lança nesta sexta-feira (12), no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas. O lançamento acontece às 18h30, no auditório do museu e é aberto ao público.

A obra é o resultado da dissertação de mestrado de Márcio Ananias. Ela traz informações de como foi sendo construída ao longo dos anos a carreira desse líder político de destaque no município de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, e que teve uma forte atuação em todo Estado. O Coronel Chico Heráclito, como era conhecido, foi um dos grandes proprietários rurais do Estado.

Segundo Márcio Ananias Ferreira Vilela, que é doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, o coronel Chico inovou na sua forma de fazer política. Já na década de 1940, 1950 produzia vinis com músicas de campanha, e, apesar de analfabeto tinha uma produção intensa de boletins onde passava para a população e também para a imprensa suas diretrizes políticas. Durante toda a sua vida, o coronel viveu rodeado de mitos e histórias e inspirou o humorista Chico Anysio, que criou o personagem Coronel Limoeiro.

Serviço:
Lançamento do livro “A trajetória política de Francisco Heráclito do Rego”, do historiador Márcio Ananias Ferreira Vilela
Quando: sexta-feira, 12 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, Recife.
Informações: 3355.3106/3107/3108