Professora vencedora da etapa regional do Prêmio Professores do Brasil é homenageada
Cerimônia promovida pela Secretaria Estadual de Educação aconteceu em Gravatá, nessa quinta, e reuniu centenas de professores, gestores e autoridades
Vencedora da etapa Nordeste do 9º Prêmio Professores do Brasil, a professora Nathalie Sena da Silva, da Escola Municipal Presbítero José Bezerra, participou nessa quinta-feira (10) de uma solenidade de premiação promovida pela Secretaria Estadual de Educação. Regada por muita emoção e reconhecimento, a celebração foi realizada no Hotel Canariu’s, em Gravatá, onde também foram premiados os docentes vencedores da etapa estadual do prêmio Gestão Escolar.
Ao todo, 16 escolas e sete professores foram premiados. Na ocasião, foram apresentados todos os projetos premiados e entregue as placas de homenagem a cada um. Professora da rede municipal de ensino do Recife, Nathalie venceu o prêmio do Ministério da Educação (MEC) com o projeto "Se liga na bicharada", que foi inscrito na categoria Ciclo de Alfabetização. O prêmio Professores do Brasil valoriza experiências inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública, que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. “Estou tão orgulhosa que nem cabe em mim toda essa alegria. Orgulhosa não só do projeto, mas dos estudantes que foram os principais autores dele. Agora, na escola, esse modelo de alfabetização está incentivando outras crianças e professores a inovar na educação”, contou, enquanto mostrava o livro feito pelos seus alunos.
Ao lado de Nathalie, Jayse Antonio Ferreira, docente de Itambé, um dos vencedores do mesmo prêmio na edição de 2014, não parava de elogiar a colega. “Fiquei super feliz quando ela disse que conheceu o concurso através do meu resultado do ano passado. Eu acho que as escolas do nosso País precisam de profissionais que pensam além, e Nathalie é uma dessas. O trabalho que ela desenvolveu é magnífico e transformou realidades. Essas premiações servem de inspiração para outros professores e essa é a nossa intenção”.
Na entrega das placas, o secretário de Educação do Estado, Fred Amâncio, parabenizou os vencedores e agradeceu o comprometimento de todos, um a um. “Esta é uma experiência que contempla aqueles que vestem, de fato, a camisa e fazem a educação acontecer. Parabéns a todos. Vamos intensificar esses trabalhos em 2016 para receber, mais uma vez, o reconhecimento lá fora”, comentou.
SE LIGA NA BICHARADA - O projeto "Se liga na bicharada" foi desenvolvido com seis estudantes que apresentavam déficit de aprendizagem e faziam parte do Se Liga, projeto de correção de fluxo e combate ao analfabetismo para alunos que não se alfabetizaram na idade correta. Pouco antes do projeto, os seis estudantes nem sequer sabiam ler e escrever.
Alex Costa da Silva, Eduardo Ferreira da Silva, Rogério Barros da Silva Fonseca, Kevin Walker da Silva, Luiz Claudio da Silva Rodrigues e Thalita dos Santos Correia, que tinham entre 10 e 12 anos, foram orientados pela educadora a iniciar a leitura por meio de livros paradidáticos. Baseado no livro "O sapo que engoliu a lua", do escritor Celso Antunes, o grupo escreveu e ilustrou seu próprio livro, com o título "O sapo e a escada". A obra foi bordada pelos alunos, com linhas, agulhas e tecidos recebidos em doações, sendo finalizada após oito meses de aulas.
A educadora contou com o suporte dos livros do Programas Manuel Bandeira de Formação de Leitoras (PMBFL) e e Nas Ondas da Leitura, da Secretaria de Educação do Recife. O trabalho já havia conquistado o segundo lugar na 20ª edição do Ciência Jovem, em 2014, na categoria Educação Cientifica. Além disso, a professora Nathalie Sena ganhou o primeiro lugar na categoria Educação Científica da 18ª edição do mesmo evento, em 2012, com o trabalho Se Liga na Poesia de Gonzaga, baseado nas composições de Luiz Gonzaga.
CRECHE- Por sua vez, o projeto "Tenho medo mas dou um jeito", desenvolvido na Creche Municipal João Eugênio, no bairro da Iputinga, venceu a etapa estadual do 9º Prêmio Professores do Brasil na categoria Creche. Ao constatar que as crianças chegavam à unidade de ensino muito inseguras, a equipe formada pela professora Mirtes Ramos e pelos auxiliares Walter Mauro e Joanita de Paula pensou numa maneira de estimular os alunos a lidarem melhor com seus medos. "Elas tinham insegurança de ficar sozinhos nas salas e na hora de ir ao banheiro", conta Walter.
Como as crianças gostam muito de histórias infantis que tratem de bruxas e monstros, a ideia foi trabalhar o tema a partir desses elementos, fazendo a ligação com o medo de escuro, de ir ao banheiro ou ficar na sala a sós. "Isso foi feito por meio de dramatizações, contação de histórias e murais. Levamos até carrancas e fizemos a 'casa da bruxa' para estimular os alunos a enfrentarem seus medos. Eles desenvolveram mais autonomia e os pais notaram a diferença", afirma.