Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 11.12.20 - 13h39

Artigo sobre o curso de arbitragem do Recife Bom de Bola será apresentado em evento internacional

Estudo elaborado por profissionais da PCR foi aprovado pelo Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), que terá sua versão virtual na próxima semana

 

O Recife Bom de Bola, maior campeonato de futebol de várzea do mundo, vai marcar presença no Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), que acontece, em sua versão virtual, entre os dias 14 e 18 de dezembro. O artigo “Recife Bom de Bola: Uma Experiência do Curso de Arbitragem de Futebol Comunitário na Modalidade Híbrida”, escrito por profissionais da Prefeitura do Recife, será apresentado no evento, considerado o principal do país na área de Educação à Distância. A versão online é um momento de “esquenta” para o congresso presencial, que deve acontecer no próximo ano, em Fortaleza, a depender da pandemia da covid-19.

O artigo aborda o curso de formação de árbitros e delegados para o Recife Bom de Bola, desenvolvido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação (Unirec) e com o Sindicato dos Árbitros de Pernambuco. O curso une aulas teóricas e práticas, atividades realizadas em ambiente virtual e encontros presenciais, com foco no estudo e aplicação das regras de futebol de campo. Este ano, o Recife Bom de Bola não aconteceu devido à pandemia da covid-19.

Os autores do estudo são Luís Otávio Cysneiros Vieira Bastos, da equipe da Seturel, e Adriana dos Santos Rodrigues Cavalcanti, Jeane Marta Guedes Aguiar, Rinaldo da Silva Neres e Irenice Bezerra da Silva, todos da UniRec. “O curso de arbitragem é mais um legado que o Recife Bom de Bola deixa para a sociedade, com a formação de profissionais para atuar no mundo do futebol. É muito importante ter o reconhecimento acadêmico, com a aprovação do artigo para apresentação no 26º CIAED”, afirma a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

Após a conclusão do curso de formação, o aluno já pode se credenciar junto à Prefeitura do Recife para exercer a função de árbitro comunitário, bem como ao Sindicato dos Árbitros de Pernambuco para arbitrar jogos de futebol amador. No ano passado, os encontros presenciais ocorreram no Sport Club do Recife e as atividades virtuais ocorreram no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (plataforma online e gratuita de aprendizado a distância customizada pela Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação por meio da UniRec) para leitura do conteúdo, visualização dos vídeos e realização das atividades propostas.