Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 11.12.20 - 12h49

Exposição fotográfica homenageia homens gays que fizeram história em Pernambuco

img_alt

Perfis estão expostos no Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h (Foto: Cortesia)


Está aberta ao público a exposição fotográfica "Homens Gays que Fazem História em Pernambuco" no Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife. A ação é uma iniciativa da  Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) e recebe o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSJPDDH). A exposição ficará no Centro LGBT de forma permanente e pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h. O Centro LGBT fica na Rua dos Médicis, número 86, no bairro da Boa Vista.

O intuito da exposição é homenagear, em vida, homens gays que lutam a favor dos direitos sociais e contribuem para a construção de políticas públicas para a população LGBT em Pernambuco. "É uma forma de deixar registrado e tornar acessível à sociedade a história das pessoas que lutam pela coletividade", reforçou Wellington Pastor, gerente de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS).

De acordo com a presidente da Amotrans, Chopelly Santos, a iniciativa integra um projeto que pretende registrar cada vez mais personalidades que contribuem para as conquistas LGBT. "Aqui no Centro, inauguramos a exposição 'Mulheres Lésbicas Guerreiras' no mês de agosto e, no próximo ano, pretendemos trazer pelo menos mais uma", disse. 

O servidor público Jackson Cavalcanti, um dos homenageados da exposição, foi integrante do Grupo de Atuação Homosexual (GATHOS), o primeiro movimento formado em Pernambuco com o intuito de lutar pelos direitos LGBT no ano de 1980. "Quando eu vejo, atualmente, um casal andando de mãos dadas na rua, me sinto orgulhoso porque sei que fiz parte dessa conquista a muito tempo atrás", comentou. 

CENTRO LGBT -
 Inaugurado em agosto de 2014 pela Prefeitura do Recife, o Centro LGBT já realizou mais de 10 mil atendimentos com orientações sobre direitos humanos e atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência LGBTfóbica. O equipamento possui mais de 2,5 mil usuários cadastrados. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o espaço é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco. O Centro LGBT fica na Rua dos Médicis, número 86, no bairro da Boa Vista, e funciona das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.