Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 11.12.24 - 15h27

Prefeitura do Recife celebra o encerramento do V ciclo do projeto Empodera

img_alt

Em 2024, o projeto impactou mais de mil jovens de 15 escolas públicas municipais da capital pernambucana. (Foto: Helia Scheppa/PCR)

 

Na tarde desta terça-feira (10), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, realizou no auditório Capiba, na sede da PCR, um evento para marcar o encerramento do V ciclo do projeto Empodera. A iniciativa, voltada à formação sociopolítica de estudantes de 12 a 17 anos da Rede Municipal de Educação do Recife, contou com a participação de mais de cem alunos de seis escolas municipais. Ao longo do projeto, 1.324 estudantes de escolas como Antônio Heráclio do Rêgo, Pedro Augusto, Luiz Vaz de Camões, Paulo IV, Maria Sampaio de Lucena e Mangabeira se beneficiaram da formação.

A Secretária da Mulher, Glauce Medeiros, destacou a importância do Empodera: "O encerramento de mais um ciclo do projeto é fundamental, pois representa a construção coletiva de jovens agentes em busca de transformação social. Agradeço a todos que contribuíram, especialmente aos estudantes, que participam ativamente e ajudam a mudar a realidade de suas famílias e comunidades", refletiu Glauce. 

"O impacto vai além do plano pessoal e gera um futuro mais justo, igualitário e respeitoso. O Empodera planta sementes de cidadania e empoderamento, que contribuirão para a construção de uma sociedade com mais igualdade e oportunidades. Hoje, celebramos o início de um grupo de estudantes que serão multiplicadores de paz e justiça social”, pontuou a secretária.

O Empodera tem como objetivo contribuir para a formação sociopolítica de meninas e meninos, promovendo a desconstrução de estereótipos de gênero. O projeto estimula o pertencimento à coletividade e a responsabilização social, abordando temas relevantes como identidade de gênero, diversidade e orientação sexual, masculinidades, violência doméstica e sexista, abuso sexual, cidadania e sustentabilidade, entre outros. Em 2024, o projeto impactou mais de mil jovens de 15 escolas públicas da capital pernambucana.

A estudante Bruna Andréa, que participou do projeto, compartilhou sua experiência: "O Empodera foi uma experiência incrível. Além de muito divertida, aprendi lições valiosas, como sobre identidade. Aprendemos a nos aceitar como somos, a respeitar os outros e a não julgar."