Prefeitura do Recife realiza evento de encerramento do projeto Agenda Cidade UNICEF
Após três anos de parceria entre a Prefeitura do Recife e o UNICEF, foi realizado, na última segunda-feira (9), o evento de encerramento do projeto #AgendaCidadeUNICEF. A iniciativa, que aconteceu no Ibura, teve como objetivo promover os direitos e as oportunidades de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, priorizando a inclusão, a não discriminação e a proteção contra a violência. Mais de 10 mil jovens foram impactados diretamente e indiretamente pela ação. O evento, realizado no Compaz Paulo Freire, contou com rodas de conversa, exposições e apresentações culturais feitas por crianças, adolescentes e profissionais envolvidos no projeto.
A Agenda Cidade UNICEF é uma parceria que visa fortalecer ações municipais nas áreas de educação, saúde, proteção contra violência e inclusão socioprodutiva. Coordenada por um comitê intersetorial, fazem parte da iniciativa as Secretarias de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, além das Secretarias de Educação, Saúde, Mulher, Direitos Humanos e Segurança Cidadã.
"O encerramento da Agenda Cidade UNICEF é um marco importante para a Prefeitura do Recife e para a transformação da vida de milhares de crianças e adolescentes. Ao longo desses três anos de parceria, conseguimos promover uma inclusão real, valorizando os direitos e oportunidades para quem mais precisa. O projeto trouxe não apenas ações concretas em educação e saúde, mas também uma mudança de percepção no Ibura. Estamos comprometidos em continuar fortalecendo essas iniciativas para garantir um futuro melhor para nossa juventude”, afirmou Felipe Matos, secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital.
Ao longo de três anos, diversas ações foram realizadas para beneficiar desde a primeira infância até jovens moradores do Ibura. Os equipamentos do Centro Municipal de Educação Infantil 8 de Março, da Unidade de Saúde da Família – USF Vila do Sesi, USF Upinha Dia Rio da Prata e USF Cidade Operária receberam a certificação de Unidade Amiga da Primeira Infância, selo do UNICEF para os equipamentos que passam por capacitação, monitoramento, melhoria de serviços e promoção do diálogo entre profissionais e famílias. Na área da educação, a Busca Ativa Escolar – BAE registrou mais de 4 mil alertas de crianças e adolescentes em risco de abandono escolar.
No campo das ações voltadas para adolescentes, foi lançado o Núcleo de Cidadania Adolescente – NUCA, um espaço de aprendizagem e protagonismo juvenil. Além disso, a parceria entre o UNICEF e a Prefeitura do Recife resultou no estudo "Entre Vozes e Vivências: uma avaliação participativa do Compaz para fortalecimento da cultura de paz e inclusão social no Recife", com o objetivo de identificar evidências e oferecer recomendações para aprimorar o impacto da política do Compaz na prevenção e resposta à violência, com foco em crianças e adolescentes.
Corinne Sciortino, oficial de Proteção Contra as Violências do UNICEF, destacou que o projeto no Ibura teve o intuito de transformar a percepção da sociedade e do poder público sobre o território, ressignificando-o de um local estigmatizado para um espaço de inclusão, cidadania e proteção, especialmente para crianças e adolescentes. “Recife é uma das poucas capitais do Brasil que já implementou os fluxos da Lei da Escuta Protegida, Lei 3.431, além de um protocolo integrado. Isso significa que os serviços estão se preparando para atender de forma mais qualificada e humanizada crianças que sofreram algum tipo de violência. Hoje, celebramos esses resultados”, afirmou Corinne.
Julia Geovana, de 18 anos, foi uma das jovens que participou do projeto. Ela relatou como a iniciativa mudou sua forma de se ver e sua visão de futuro. "O projeto me ajudou a ressignificar quem eu sou e o lugar onde vivo. Antes, eu era extremamente tímida, mas hoje consigo me expressar. Também consigo perceber todo o potencial do meu bairro. Antes, eu pensava em sair daqui, mas agora penso em conquistar todos os meus sonhos, sem nunca esquecer de onde vim", declarou Julia.
Confira abaixo alguns dos resultados e impactos gerados:
- 1.483 profissionais foram capacitados em cuidados pré e pós-natal, aleitamento, alimentação saudável, imunização, entre outros temas
- 2 mil crianças foram diretamente alcançadas por serviços de melhor qualidade a partir das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), da Semana do Bebê e outras atividades para a primeira infância
- 6.314 crianças e adolescentes foram alcançados com ações de prevenção à violência no Ibura
- 4 mil alertas de crianças e adolescentes em suspeita ou risco de abandono escolar criados e em acompanhamento na plataforma do Busca Ativa Escolar
- 1.020 profissionais foram capacitados no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência (Lei da Escuta Protegida)
- 478 famílias foram beneficiadas com ações de apoio psicossocial após a emergência causada pelas chuvas em 2022
- 300 profissionais foram capacitados em saúde mental de adolescentes
- 1700 adolescentes participaram de atividades e formações de competências para a vida
- 10.000 pessoas foram alcançadas por mensagens de igualdade de gênero, dignidade menstrual, saúde mental e cidadania