NOTÍCIAS

Cultura | 12.01.14 - 11h23

Faixa Azul da Mascarenhas de Morais começa a funcionar nesta segunda-feira (13)

[caption id="attachment_42650" align="aligncenter" width="680"] O corredor exclusivo para transporte público terá sete quilômetros de extensão. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]


A partir desta segunda-feira (13), a Avenida Marechal Mascarenhas de Morais ganha a segunda Faixa Azul da cidade. O corredor exclusivo de ônibus, implantado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), começa a funcionar, inicialmente, na pista sentido cidade/subúrbio, totalizando 7 quilômetros. Durante o fim de semana, a sinalização horizontal e vertical da via foi concluída. A faixa vai da Rua Júlio Verne até a Rua Arthur Lopes e funcionará de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h.

No trecho que receberá a Faixa Azul, diariamente, são transportados cerca de 60 mil passageiros através das 11 linhas de ônibus que trafegam na via (no sentido da implantação). São 1151 viagens de transporte coletivo por dia. Foram gastos cerca de R$ 160 mil com a sinalização horizontal e vertical da via. A expectativa da Companhia é que, até o final deste mês, seja implantado também o trecho da Mascarenhas de Morais no sentido subúrbio/cidade.

Este é o segundo de seis corredores que receberão a Faixa Azul até junho de 2014. A primeira via a receber o projeto foi a Rua Cosme Viana, em Afogados, no dia 16 de dezembro. Ao final das implantações, serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, existem 7,6 quilômetros de corredor exclusivo de transporte público no Recife. Na Cosme Viana, já foi registrado um acréscimo de 40% na velocidade dos ônibus. Esse percentual de ganho é esperado também nos demais corredores, inclusive na Mascarenhas de Morais, onde atualmente os ônibus registram uma velocidade média de 21 km/h.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, destacou que o corredor exclusivo da Mascarenhas de Morais vai beneficiar a população de uma das áreas mais populosas da cidade. "A vida de quem faz integração no Terminal Tancredo Neves e de quem mora na Imbiribeira e Ibura vai melhorar", pontuou. Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a iniciativa beneficia muito os passageiros do transporte coletivo. “Com a implantação dessas faixas, queremos fazer com que os usuários de transporte coletivo cheguem mais rápido aos seus destinos, uma vez que reduzirá o tempo de viagem. Esta é mais uma diretriz do prefeito Geraldo Julio para tornar o transporte mais eficiente”, comentou.

A fiscalização será realizada, a princípio, através dos agentes de trânsito da Companhia. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. “A licitação para a aquisição das 406 câmeras responsáveis por fiscalizar os 60 quilômetros de Faixa Azul será realizada em fevereiro”, afirmou Taciana. O veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação).

Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

A AÇÃO – Até junho de 2014, cerca de 60 quilômetros de Faixas Azuis vão estar implantados em 12 ruas e avenidas da cidade.

Vias que receberão a Faixa Azul, além da Rua Cosme Viana e Avenida Marechal Mascarenhas de Morais:

  • Avenida Recife
  • Avenida Beberibe
  • Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
  • Avenida Engenheiro Domingos Ferreira
  • Avenida Herculano Bandeira
  • Avenida Conselheiro Aguiar
  • Avenida Antônio de Gois
  • Rua Cônego Barata
  • Estrada dos Remédios
  • Avenida Visconde de Albuquerque
  • Estrada Velha de Água Fria