NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 12.01.16 - 11h32

Prefeitura entrega à população Rua da Aurora requalificada

img_alt

Trabalho, que recebeu investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, incluiu melhorias no sistema de drenagem, iluminação, recuperação das calçadas e guarda-corpo. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)


Os recifenses têm muito o que comemorar. É que a Prefeitura do Recife entrega, neste domingo (10/01), a reforma da Rua da Aurora. Com isso, o município cumpre mais uma ação de melhoria da cidade, devolvendo à população um espaço agradável, organizado e atrativo para o lazer. O trabalho, que ficou a cargo da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), foi realizado no trecho de pouco mais de um quilômetro entre as pontes Princesa Isabel, na Boa Vista, e do Limoeiro, em Santo Amaro. O investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões.

A requalificação contemplou serviços no sistema de drenagem; recuperação dos equipamentos dispostos ao longo da via, como bancos, quadra, pista de skate, brinquedos e quiosques; recuperação das calçadas; pintura de edificações; confecção e reposição do guarda-corpo. Além disso, houve a reforma de esculturas e monumentos, como o Caranguejo e o Tortura Nunca Mais, que passaram por remoção de ferrugem, sujeira, troca da parte danificada e aplicação de produtos para revitalização. As peças também receberam solda e pintura, reposição de granito e placas de identificação.

As intervenções ainda abrangeram um projeto para melhorar a iluminação do local, garantindo mais segurança à população. Para isso, foram repostas 286 luminárias, das quais 158 ficaram dispostas ao longo das margens do rio. Houve, ainda, a substituição dos refletores localizados nos equipamentos desportivos e nos monumentos, além da recuperação das bases dos postes e da troca dos cabos de iluminação.

Durante a reforma, a Emlurb também desenvolveu um trabalho para melhorar o paisagismo da via. As equipes realizaram movimentação de terra, poda de limpeza, plantio de espécies como flamboyant, jasmin vapor e macaíba e a recolocação de grama tipo esmeralda. Para conservar a vegetação, a Prefeitura do Recife investiu na instalação de bombas hidráulicas e fornecimento de mangueiras para rega.