NOTÍCIAS

| 12.01.21 - 23h12

Prefeitura garante 100% da iluminação do Recife em LED

img_alt

Em vistoria à instalação de nova iluminação no Alto do Buriti, bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, prefeito reforçou compromisso de levar luz em LED para toda a cidade (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Realizado pela Prefeitura do Recife, o programa Ilumina Recife avança pelos bairros da cidade e, desta vez, chegou na Macaxeira, na Zona Norte. Na noite desta terça-feira (12), o prefeito João Campos acompanhou as melhorias em três ruas do bairro e reforçou o compromisso de levar luz de LED, mais eficiente, econômica e sustentável, para toda a cidade. O programa que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura urbana e prevenção da violência na cidade já contempla mais de 84 mil pontos do total de 98.578 existentes, o que representa 85% da iluminação da cidade em LED.

“A gente está aqui no Alto do Buriti estamos vistoriando a troca da iluminação por luz de LED. Com isso, além da economia de energia, ilumina muito mais e tem uma durabilidade enorme. Vocês acompanharam e viram nosso compromisso de chegar a 100% da cidade iluminada com LED. Com isso a gente garante a segurança e o bem estar. Pude agora conversar com as pessoas e ver a diferença que é ter uma rua bem iluminada, uma rua segura. O que a gente está vendo aqui, a gente vai levar a 100% da cidade, e vamos iluminar todas as escadarias do Recife também”, disse o prefeito.

As vias do bairro da Macaxeira que foram beneficiadas nesta terça-feira foram rua José Carlos Novais da Mata Machado, com 16 pontos substituídos; a rua Sonia Maria Lopes Moraes, com 35 pontos; e a rua Manoel Lisboa de Moura, com 29 pontos. A tecnologia, LED representa inúmeras vantagens em relação à de vapor de sódio, tais como a redução no consumo de energia elétrica de pelo menos 12,5%, podendo alcançar até 50,73% nas substituições de luminárias de maior potência, maior resistência e proteção da luminária contra a penetração de partículas sólidas e líquidas, garantindo maior resistência dos efeitos das intempéries; e maior índice de reprodução de cores, o que significa dar mais visibilidade dos objetos na via. Além disso, os novos equipamentos em LED são 214,81% mais eficiente do que as luminárias vapor de sódio existentes; e permite que ao final de 50 mil horas de utilização ainda seja garantido pelo menos 70% do fluxo luminoso, inicial projetado.

“Cerca de 84 mil pontos já foram instalados na cidade como um todo, isso traz um benefício enorme em relação a redução de energia, ao consumo e consequentemente a redução de custos da conta de luz. Além disso, tem o benefício da redução dos casos de efeito estufa que afeta diretamente o meio ambiente. Isso faz com que as pessoas vivam mais o espaço público no período noturno”, explicou a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas.

Erica Palmeira, moradora na localidade há 32 anos, a mudança trouxe vários benefícios. “A rua está totalmente iluminada e trouxe bastante segurança pra gente aqui na comunidade, porque estes postes davam problema e ficava escuro, apagava e acendia, mas agora quando cheguei do trabalho já identifiquei que está bem claro, a iluminação está ótima. O sentimento é que estou muito feliz, muito feliz mesmo, porque vai trazer mais segurança pra gente”, disse.

Mais segurança para os cidadãos – Dentro dos mais de 84 mil pontos implantados na cidade, a Prefeitura do Recife já finalizou uma etapa completa do Programa, que consistiu na implantação de 30 mil pontos de iluminação em comunidades em situação de vulnerabilidade, do ponto de vista da Segurança Pública de acordo com índices do Pacto Pela Vida (PPV), programa do Governo Eatadual. Iniciada em 2019, esta etapa representou um investimento de cerca de R$ 34 milhões em 145 comunidades de 51 bairros, com áreas críticas em relação à segurança pública no Recife.

No ano de 2020, o programa foi estendido para mais 370 comunidades da cidade, além das primeiras 145 e os demais bairros, sendo instalados cerca de 50 mil pontos de iluminação pública com um investimento da ordem de R$ 60 milhões. 

O Ilumina Recife também contemplou os principais corredores viários do município, levando mais conforto e segurança para condutores e pedestres, onde mais de cinco mil pontos de iluminação pública foram instalados em locais de fluxo intenso como Av. Conde da Boa Vista; Av. Marechal Mascarenhas de Morais; Av. Eng° Abdias de Carvalho; Av. João Cabral de Melo Neto; Av. Mário Melo e Rua dos Palmares; e BR-101, no trecho compreendido entre o CT do Náutico na Guabiraba e o posto da Polícia Rodoviária Federal do Curado.