Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 12.01.23 - 14h55

Requalificação do Econúcleo Jaqueira reforça educação ambiental junto à população

img_alt

Prefeitura do Recife entregou espaço nesta quinta-feira (12) totalmente reformado. Prefeito João Campos visitou o local para conferir atividades. (Foto: Wagner Ramos/PCR)


Com o objetivo de promover e fortalecer a educação ambiental, o Econúcleo Jaqueira, localizado no parque de mesmo nome, na Zona Norte da cidade, foi requalificado e entregue à população na manhã desta quinta-feira (12). O equipamento, ligado à Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, recebeu melhorias no piso externo, instalação de bombas hidráulicas, novas portas de madeira, sanitários, manutenção da cobertura e revisão dos tubos de drenagem das águas pluviais. Além disso, foi feita toda pintura externa, colocação de portas de vidro e chapa metálica e ajustes nos móveis de madeira, entre outras benfeitorias. Os serviços tiveram investimento de R$ 247 mil e o prefeito João Campos fez a entrega simbólica do equipamento. 

“A gente está fazendo hoje a entrega desta requalificação com muito entusiasmo, sabendo que o espaço garante informação e conscientização para as pessoas que circulam pelo parque. Temos esta unidade na Jaqueira e outra no Jardim Botânico, e vamos ampliar o número de Econúcleos espalhados na cidade ainda este ano. Por ano, são mais de 10 mil visitantes que passam pelo Econúcleo Jaqueira e a gente, a partir de agora, está ativando mais agendas com a Secretaria de Educação e com a Secretaria de Meio Ambiente, para trazer, sobretudo, estudantes, escolas e cada um deles participa de ações temáticas e pedagógicas”, explicou o prefeito João Campos. “Aqui, por exemplo, há uma sala com um material incrível sobre mudanças climáticas, que foi construído pela Prefeitura do Recife junto com o ICLEI, que é uma rede global para a sustentabilidade através dos governos locais. E a gente consegue aqui, mais do que fazer uma ativação, passar educação e conhecimento sobre um tema tão relevante. Quem não conhece, venha conhecer aqui, no Parque da Jaqueira, está todo requalificado, mais uma ação da Prefeitura do Recife com a Secretaria de Meio Ambiente”, finalizou.

Toda a obra de requalificação respeitou a estrutura do local, já que o Econúcleo Jaqueira é um exemplo de edificação sustentável, devido ao uso de materiais como telhas de garrafa PET, lâmpadas LED e sistema de captação de energia solar. O espaço também ganhou um  piso monolítico, que possui rápida execução e tempo de cura (secagem) reduzido. O material é impermeável, o que vai eliminar o problema de acúmulo de água, durável e de fácil manutenção e limpeza. “O Econúcleo Jaqueira é um espaço de educação ambiental voltado para a temática das mudanças climáticas. A gente atua aqui muito com as escolas públicas municipais e com outros públicos, principalmente, crianças. Esse espaço tem uma estrutura de sustentabilidade e a gente fez a reforma e a requalificação dele. Desde a parte do telhado que são para captação de águas das chuvas como também a própria cisterna inferior, banheiros, jardim, troca de piso. Os materiais de apoio também são novos. E houve uma reforma na parte interna onde há uma mostra sobre mudanças climáticas”, detalhou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Carlos Ribeiro.

O Econúcleo Jaqueira é um espaço multiuso voltado às ações permanentes de educação ambiental, que abriga exposições, exibição de filmes e peças de teatro, e que recebe uma média de 10 mil visitantes por ano. Além disso, conta atualmente com uma sala de Centro Educativo de Energia Renovável e Mudança do Clima, dedicado à educação ambiental e a divulgação científica relacionada ao tema. O  local ainda tem um pequeno jardim de plantas medicinais e um minhocário (local para fazer a compostagem de resíduos orgânicos, usando minhocas e microorganismos que transformam restos de alimentos em adubos). Esses espaços visam promover práticas ambientais, como a coleta seletiva, reutilização de materiais recicláveis e orgânicos, e valorizar a arborização urbana com o uso de espécies da Mata Atlântica.

A pedagoga, Tamires Victor, que faz parte da equipe técnica da casa de acolhimento Lar Paulo de Tarso, comemorou as mudanças no Econúcleo da Jaqueira. Para a gente é muito importante trazer as crianças acolhidas para esse espaço, porque elas podem interagir com outras crianças e aprender sobre sustentabilidade na prática. Aqui eles podem ouvir sobre a natureza, estando na natureza, estando ao ar livre”, disse. O Lar Paulo de Tarso fica no bairro Ipsep e abriga crianças de 3 a 11 anos, encaminhadas pelos Conselhos Tutelares e Juizado da Infância e da Juventude. Na manhã desta quinta, as 11 crianças que vivem no Lar atualmente puderam se divertir e aprender sobre meio ambiente durante a inauguração do espaço. A programação da reabertura do espaço contou com apresentações infantis e culturais. Além disso, a programação conta com oficinas.

UNIDADES - Atualmente, o Recife tem, em funcionamento, o Econúcleo da Jaqueira e o Econúcleo do Jardim Botânico. Em março deste ano, mais dois econúcleos abrirão as suas portas, sendo um no bairro Dois Unidos e outro na Lagoa do Araçá. Jiquiá  e Boa Viagem também serão contemplados com os equipamentos em breve.