NOTÍCIAS

Cultura | 12.02.14 - 18h33

Prefeitura construirá hospital veterinário público no Recife

[caption id="attachment_43672" align="alignleft" width="680"] Equipamento, que tem previsão de entrega para abril de 2015, também será pioneiro no Brasil no atendimento de emergência 24 horas. (Foto: Andrea Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

A Prefeitura construirá no Recife o primeiro hospital veterinário público da cidade, com atendimento de emergência 24 horas. O prefeito Geraldo Julio assinou, nesta quarta-feira (12), o edital de licitação para o equipamento, cuja construção terá início em junho deste ano, após o processo licitatório, e previsão de entrega para abril de 2015. Orçada em R$ 3,4 milhões, a unidade funcionará na Rua Estevão Francisco da Costa, no bairro do Cordeiro, e atenderá cães e gatos, que correspondem a 99% dos animais domésticos da cidade, segundo dados da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda).

Na unidade hospitalar serão atendidos animais de famílias com renda de até três salários mínimos. "Esta é uma política pública necessária para garantir os direitos dos animais. Um terço das pessoas do Recife têm um animal e estimação em casa. Aqueles que têm dinheiro, conseguem levar em uma clínica e resolver o problema de saúde. Mas as pessoas de baixa renda não têm esse atendimento para seus animais. E o hospital virá para suprir essa demanda. A cidade terá um equipamento para cuidar dessas vidas, que são muito importantes para as pessoas que criam esses animais", explicou Geraldo Julio.

O prefeito do Recife pontuou as ações já realizadas pelo seu governo para a proteção dos animais. "Iniciamos campanhas educativas, informativas e de adoção - já realizamos 472 adoções. Também temos o controle da natalidade animal com mais de 600 castrações realizadas. A quantidade de cachorros e gatos que são abandonados é enorme; queremos evitar que isso aconteça. Também iniciamos o processo de fiscalização dos maus tratos de animais na cidade, o que é importantíssimo. A próxima instância é a infraestrutura para o atendimento à uma parcela da população que não tem como pagar o tratamento do seu animal, que será feito no hospital veterinário", destacou Geraldo.



Ao todo, 25 médicos veterinários atuarão na unidade hospitalar, nas áreas clínica, cirurgia, anestesia, emergência, laboratório, radiografia e ultrassonografia. Por mês, serão realizadas cerca de 1.320 consultas, 1.320 radiografias, 550 ultrassonografias e 1.320 exames laboratoriais. As cirurgias que serão realizadas incluem castração de machos e fêmeas (220 mensais), procedimentos oncológicos (110) e ortopédicos (110).

Com um terreno de 4.315,35 metros quadrados, a estrutura contará com três consultórios, três salas de cirurgia, um bloco cirúrgico, laboratório, unidade de recuperação, posto de enfermagem, ambulatório, emergência com dois isolamentos, sala de exames, dois canis, entre outros espaços. Compromisso do programa de governo do prefeito, o SAMU Animal será implantado no hospital.

[caption id="attachment_43673" align="alignleft" width="680"] Dentre os serviços oferecidos estão três consultórios, três salas de cirurgia e um bloco cirúrgico. (Foto: Andrea Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Secretário Executivo dos Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal classificou a ação como um marco na administração pública do Recife. “Este é um projeto muito bonito, que vai cuidar e salvar muitos animais da cidade. A atitude e atenção do prefeito Geraldo Julio com as questões ligadas à defesa dos animais e algo extremamente significativo, pois antes nenhum gestor público atuou com tanta eficiência em relação à essa temática. Hoje é um dia em que todos que atuam neste sentido comemoram, pois teremos uma estrutura de primeiro mundo à disposição de quem precisa. O Recife avança!”, comemorou.

 

NÚMEROS

Obra orçada em R$ 3,4 milhões de reais;

Construção feita em um terreno da Prefeitura de 4.300 metros quadrados;

Previsão de início da obra em junho de 2014 e entrega em abril de 2015;

Aproximadamente 300 a 400 animais/mês castrados entre machos e fêmeas;

Cirurgias oncológicas: aproximadamente 110/mês;

Aproximadamente 110 cirurgias ortopédicas/mês.

 

BENEFÍCIOS

Atender a necessidade da população recifense menos favorecida, que raramente consegue custear um tratamento veterinário particular para seus animais;

O cuidado com a Saúde Pública do Recife, posto que animais doentes são potenciais vetores de doenças;

O novo status social dos animais de estimação (“ente familiar”), que merecem ser bem tratados;

A antiga demanda dos simpatizantes da Defesa dos Animais.


ESPECIALIDADES

Cirurgias gerais

Cirurgias ortopédicas

Clínica Médica

Anestesia

Oncologia

Odontologia

Raio-X

Ultrassom


ESTRUTURA

Consultórios/Ambulatórios

Salas de cirurgias

Laboratórios

Internamento

Sala de emergência

Recepção com Auditório (Campanha Educativa)

SAMU – Veterinário