NOTÍCIAS

| 12.02.14 - 18h06

Vigilância Sanitária faz ação de fiscalização no Mercado de Casa Amarela

Ao todo, 45 boxes foram notificados por apresentar algum tipo de irregularidade

Vinte quilos de alimentos vencidos, diversos utensílios impróprios e produtos sem procedência e estrutura irregular estão entre as principais autuações feitas nesta quarta-feira (12) pelos inspetores da Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria de Saúde do Recife. A fiscalização ocorreu no Mercado de Casa Amarela e no prédio anexo, na Zona Norte do Recife.
Ao todo, 45 boxes foram inspecionados e autuados por apresentar algum tipo de irregularidade. Destes, 43 são comércios de alimentos, além de uma ótica e uma loja de embalagens. Treze profissionais da Vigilância Sanitária participaram da ação. Uma equipe da Companhia de Serviços Urbanos (CSURB) também acompanhou a iniciativa.

Além das notificações, os comerciantes receberam orientações sobre a higiene na manipulação e armazenamento de alimentos, bem como a importância de manter alimentos na temperatura adequada (em expositores térmicos), uso de fardamento, entre outros. A medida, que é realizada durante todo o ano, é intensificada neste período por causa do Carnaval.

“Nós costumamos realizar a inspeção neste período porque o movimento nos mercados é maior durante o Carnaval. Então fazemos a fiscalização antes, para que dê tempo dos comerciantes se adequarem antes do período de festa”, explicou a chefe da Vigilância à Saúde do Distrito Sanitário III, Vânia Freitas.

Segundo ela, a maior parte das infrações são consideradas leves. “Alguns foram notificados por não apresentar a licença emitida pelo Corpo de Bombeiros. Outros, por não apresentarem fardamentos ou por apresentar utensílios impróprios para o uso, como panelas velhas”, informou.

A comerciante Esmeralda Matias Costa, que trabalha no box nº 30 há 28 anos, reconheceu a importância da fiscalização. “Nossos sucos e alimentos são todos preparados com água mineral e eu sempre tenho todos os cuidados com higiene, uso de luvas e armazenamento das comidas. Os meus clientes sabem do cuidado que temos, por isso o meu box é muito bem frequentado”, afirmou.

Já o comerciante José Ferreira da Silva, do box 03, foi surpreendido com as solicitações da Vigilância Sanitária. “Eu assumi o box da minha irmã há pouco tempo. Não sabia dessas exigências. Agora eu vou correr atrás de organizar tudo, senão posso ter o ponto interditado”, lamentou.

Durante a ação, a Diretoria de Controle Urbano (Dircon) convidou comerciantes de fiteiros e quiosques situados no largo de Casa Amarela a participarem de uma capacitação. A medida de qualificação será realizada a partir das 19h, no auditório do Sítio da Trindade, em Casa Amarela. O objetivo é prestar orientações sobre o comércio de alimentos no Carnaval e melhorar a qualidade higiênico-sanitária.