NOTÍCIAS

| 12.02.15 - 16h47

Postos de Saúde instalados para o Carnaval do Recife são vistoriados

Foram vistos itens como estrutura física, considerando a acessibilidade das unidades, equipamentos e materiais. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, iniciou a manhã desta quinta-feira (12) com uma maratona de visitas aos seis postos de saúde que vão funcionar em todo o circuito do Galo da Madrugada e durante o Carnaval. Foram vistos itens como estrutura física, considerando a acessibilidade das unidades, equipamentos e materiais que serão necessários para garantir um atendimento de saúde de qualidade ao folião no maior clube de rua do mundo, o Galo da Madrugada, e nos dias de momo no Recife.

Acompanhado de equipes técnicas – secretários executivos de Atenção à Saúde, Coordenação Geral, Vigilância à Saúde, SAMU 192 – Correia iniciou a vistoria no Posto Avançado de Saúde, localizado na Av. Alfredo Lisboa. Lá, pela primeira vez, foi instalada uma sala vermelha, para atender os pacientes em estado mais grave. “Um folião que por ventura tenha uma parada cardíaca contará com um desfibrilador para reanimação”, informou.

Foram vistoriadas ainda a instalação do estande de Redução de Danos, que foi montado próximo à Praça do Arsenal. Lá serão feitos testes rápidos de HIV com resultados disponibilizados em 30 minutos com apoio de equipes de aconselhamento para os soropositivos. No local, também serão disponibilizados preservativos masculinos e femininos, bem como squeezes para ser trocadas por garrafas de vidro, e pulseiras para identificação de crianças.

O posto Cuide-se, instalado na Avenida Marquês de Olinda, os postos do Pam Centro, Pátio do Carmo, Redução de Danos, também localizado no Pátio do Carmo, Posto da Praça Sérgio Lorêto, San Rafael, estavam entre as unidades vistoriadas pelo secretário. Jailson ainda estendeu a inspeção até a Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura, uma das unidades de saúde da Prefeitura do Recife com plantão 24h que estará entre as unidades que funcionarão no Carnaval. Mais de 2.839 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão de plantão na rede do Recife para a festa de momo.

Seis postos de saúde, além dos estandes de redutores de danos vão estar com equipes de saúde atuando durante todo o desfile do Galo da Madrugada até a dispersão. “Temos registrada uma média de 750 atendimentos apenas no sábado e cerca de 50 por noite nos quatro dias de Carnaval”, informou o coordenador geral do SAMU, Leonardo Gomes. Ele destacou que além das 40 ambulâncias disponíveis para o Carnaval, pela primeira vez, Recife vai contar com 16 motolâncias que vai dar maior mobilidade ao socorro nos dias de festa.