NOTÍCIAS

Cultura | 12.02.15 - 07h57

Prefeito apresenta modelo de gestão do Recife para primeiro escalão do governo do Rio Grande do Sul

A palestra de Geraldo Julio foi realizada a convite do governador gaúcho. (Foto: Karine Viana/Divulgação)

O prefeito Geraldo Julio apresentou, na noite desta quarta-feira (11), o modelo de gestão implantado pela Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco para os secretários e gestores do novo governo do Rio Grande do Sul. A apresentação aconteceu a pedido do governador gaúcho, José Ivo Sartori, que também estava na palestra proferida pelo gestor recifense. O encontro aconteceu em Porto Alegre, no Palácio Piratini, sede do executivo do Rio Grande do Sul.

Na reunião, que foi intermediada pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), através do presidente de honra, Jorge Gerdau, o prefeito mostrou as estratégias de resultado usadas na gestão pública na prefeitura que têm chamado a atenção de prefeitos e governadores do restante do país. "No serviço público, nós precisamos fazer várias entregas, todos os dias, em todas as áreas. E para isso, a gestão é essencial", destacou Geraldo Julio.

O gestor ressaltou a profissionalização da gestão e o monitoramento das metas, algumas das estratégias quem têm ajudado a transformar a qualidade dos serviços públicos no Recife. O monitoramento das metas, onde são definidos eixos estratégicos para nortear a administração pública, foi inspirado no modelo exitoso implantado no Governo de Pernambuco pelo ex-governador Eduardo Campos.

A iniciativa oferece ferramentas que garantem a identificação de soluções, além de ações corretivas aos gargalos encontrados. Nesse sentido, o Recife passa a ocupar um outro patamar em relação às demais capitais do país por ter um modelo moderno, garantindo identidade ao conjunto da administração pública municipal e fortalecendo o corpo gerencial.

Para o secretário Geral de Governo do Rio Grande do Sul, Carlos Búrigo, que está responsável por implantar um modelo de gestão no executivo gaúcho, a apresentação do prefeito do Recife mostra que é possível realizar uma gestão mais eficiente no serviço público.

"Esse modelo é muito interessante, com uma metodologia diferente, que prioriza o diagnóstico, monitoramento dos projetos, para termos um resultado melhor naquilo que é a essência do poder público, a entrega dos serviços para a população", avaliou o secretário, após a apresentação do prefeito do Recife. Ao fim do encontro, o governador Sartori já convidou o prefeito para voltar ao Rio Grande do Sul no fim de março para fazer a apresentação às equipes de gestão dos secretários, que ainda serão formadas.

O novo jeito de governar na capital pernambucana encontra na sua base ainda a profissionalização da gestão. Na Prefeitura do Recife, um Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) se encarrega de acompanhar, de forma sistemática, alguns dos principais projetos tocados na cidade e que estão inclusos no Programa de Governo. Em 2013, seis projetos recebiam o acompanhamento. Atualmente, 36 compõem o EGP, entre eles os que tratam da construção dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) e Hospital da Mulher.

O objetivo da Prefeitura do Recife é construir um novo modelo de prestação de serviços e de qualidade dos espaços públicos. Nestes dois primeiros anos a Prefeitura triplicou a capacidade de investir e chegou R$ 1 bilhão. O destaque fica para a educação e a saúde que tiveram mais investimentos em 2013 e 2014 que nos últimos dez anos somados.