NOTÍCIAS

Cultura | 12.02.15 - 17h02

Tartaruga desova na praia de Boa Viagem

Para proteger o ninho, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife isolou o local e a Brigada Ambiental fará rondas na área todos os dias. (Foto: Divulgação)



Uma tartaruga marinha desovou na praia de Boa Viagem, nas imediações do quiosque 57, na Zona Sul do Recife. A área foi isolada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na tarde desta quinta-feira (12), com o apoio da Brigada Ambiental e da Emlurb. Segundo moradores e comerciantes, a desova teria ocorrido na madrugada da quarta-feira (11).

Com o objetivo de proteger o local, a secretaria colocou rede e estacas, em uma área de quatro metros quadrados. “Fizemos o isolamento para evitar que curiosos toquem ou mexam no ninho. Qualquer toque pode comprometer o nascimento dos filhotes. Também informamos à Emlurb para que o trator usado na limpeza da areia tenha cuidado ao passar por ali”, disse o gerente de Controle Ambiental da Smas, Ismael Cassimiro.

De acordo com ele, acredita-se que existam mais de 100 ovos no ninho. Eles devem levar de 40 a 60 dias para eclodir e, até lá, a Brigada Ambiental passará no local, todos os dias.

A comerciante Sandra Bernardo, que trabalha no quiosque número 57, foi umas das pessoas que assistiu à desova da tartaruga. “Trabalho aqui há quatro anos e foi a primeira vez que vi uma tartaruga sair do mar para por os ovos aqui, na praia. Eu achei muito interessante. Juntou muita gente à noite para ver a tartaruga. Ela era bem grande e bonita”, contou Sandra, que até gravou - com o celular - um vídeo da tartaruga.

Cuidados - Cassimiro lembra que este é um período de desova para tartarugas e a praia de Boa Viagem ainda recebe algumas visitas desses animais. No ano passado, foram identificados e protegidos quatro ninhos de diferentes espécies. Infelizmente, um deles foi violado e cerca de 30 ovos foram perdidos.

“Pedimos que a população nos ajude, avisando sempre que identifique uma desova. Também solicitamos que as pessoas não fiquem tão próximas dos animais no momento da desova nem direcionem luzes para eles. O melhor a fazer é nos avisar e deixar o animal tranquilo para compor seu ninho”, ressaltou, acrescentando que o telefone de contato de Smas é 0800.720.4444.