NOTÍCIAS

| 12.02.15 - 15h52

Vigilância Sanitária do Recife realiza ação para apreender espuminhas e serpentinas de spray de carnaval

Produtos são proibidos por lei municipal desde 2007 porque contêm substâncias nocivas à saúde. (Foto: Cortesia)

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife apreendeu, na manhã desta quinta-feira (12), 153 unidades de aerossóis de neve, no Centro do Recife. A ação aconteceu com o apoio da Delegacia do Consumidor, nas ruas Sete de Setembro e Hospício. Desde 2007, existe uma lei municipal que proíbe a comercialização e o uso das espuminhas e serpentinas artificiais.

De acordo com a chefe do Setor de Controle de Alimentos e Produtos, Geise Belo, a proibição está ligada à prevenção da saúde da população. “Os produtos têm uma substância química que, em contato com os olhos e até com a pele, pode causar vários danos à saúde”, afirmou Geise.

Os comerciantes flagrados vendendo as espuminhas, incluindo as serpentinas artificiais, terão a mercadoria apreendida e poderão responder a um processo administrativo-sanitário, cuja multa pode variar de R$ 40 a R$ 400 mil.

Balanço – do último sábado até agora, já foram apreendidas mais mil unidades de aerossóis de neves, tanto em blocos quanto no comércio formal e informal. Durante o Carnaval, equipes da Visa vão estar de plantão para atender a qualquer denúncia – de alimentos ou espuminhas. O telefone 0800.281.1520 estará à disposição dos foliões. A denúncia também poderá ser feita no estande da Vigilância Sanitária montado próximo à Praça do Arsenal.