Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Política Urbana | 12.02.20 - 15h28

CTTU implanta novo plano de circulação no bairro das Graças

Intervenção tem como objetivo criar rotas alternativas para os usuários oriundos da zona norte que desejam acessar a área central da cidade


Para dar mais fluidez ao trânsito no bairro das Graças, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará, a partir deste sábado (15) um plano de circulação para o bairro das Graças. Na intervenção, as ruas Esmeraldino Bandeira e João Ramos formarão um binário, ou seja, cada uma terá um sentido diferente. (Veja o mapa aqui)

A Rua Esmeraldino Bandeira terá o sentido em direção à Rua Senador Alberto Paiva a partir da Rua Bruno Maia. Já a Rua João Ramos terá o sentido em direção à Avenida Rui Barbosa desde a Rua Senador Alberto Paiva até a Praça São José dos Manguinhos.  Além disso, a Rua Amélia receberá um novo semáforo na altura do cruzamento com a Rua Esmeraldino Bandeira, cujo tempo será sincronizado com os semáforos já existentes na região. 

Os condutores que estiverem na Rua Esmeraldino Bandeira e desejarem acessar a Avenida Rui Barbosa, deverão seguir pelas ruas João Ramos e Bruno Maia para girar à esquerda novamente na Rua Esmeraldino Bandeira e acessar a Avenida Rui Barbosa. Já os condutores que estiverem na Rua João Ramos e desejarem acessar a Rua Senador Alberto Paiva, deverão retornar pela Rua Esmeraldino Bandeira para girar na Rua Senador Alberto Paiva.

O estacionamento será ordenado em todas as ruas da intervenção para possibilitar a fluidez do trânsito e a mobilidade das pessoas. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância do bairro das Graças para o trânsito na Zona Norte do Recife e afirma que, com essa intervenção, novas rotas alternativas serão oferecidas para os usuários nos diferentes interesses. “Essa intervenção vai favorecer o fluxo de veículos nas avenidas Rui Barbosa e Rosa e Silva, que são grandes corredores viários. Pela manhã, percebemos que existe uma grande demanda para Avenida Rui Barbosa dos usuários vindos do Parnamirim pela Rua do Futuro. A intervenção dará novas possibilidades para evitar trechos que têm trânsito intenso na Avenida Rui Barbosa. No final da tarde, a demanda maior é para Avenida Rosa e Silva e os condutores também podem utilizar a Rua Bruno Maia para acessar a Rua Alberto Paiva como rota alternativa”, destaca a presidente.

Placas de sinalização serão implantadas e faixas de pedestres serão requalificadas para regulamentar a mudança de circulação nas vias e o disciplinamento do estacionamento na área. Um efetivo da CTTU estará no local durante os primeiros dias da intervenção para auxiliar condutores e pedestres.

OUTRAS MUDANÇAS – A mudança de circulação nas vias do bairro das Graças faz parte de um conjunto de ações implantadas pela CTTU que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes para garantir um trânsito cada vez melhor e mais seguro para todos. Desde o início da gestão, em 2013, já foram implantadas mais de 150 intervenções no trânsito do Recife.