Gabinete de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

| 12.02.22 - 14h31

Recife é escolhido por institutos internacionais para sediar laboratório de transformações urbanas

Reunião entre instituições, realizada nesta sexta-feira, alinhou os processos para definir o escopo das ações para melhorias urbanas para capital

 

No ano de 2037 o Recife completa 500 anos e a cidade vem tomando providências para melhorar o ambiente e os equipamentos oferecidos à população. Por isso, o Gabinete do Centro do Recife realizou, nesta sexta-feira (11), uma reunião para debater o futuro do desenvolvimento urbano e as transformações necessárias. O Centro do Recife foi eleito o território prioritário para a implementação do projeto Alianças para Transformação Urbana, cujo objetivo é promover a alteração de realidades sociais locais através da formação de novos modelos de governança e coalizões urbanas. A Aliança é liderada pelo WRI - World Resources Institute - e mais o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), Instituto de Meio Ambiente e Segurança Humana (UNU-EHS), ligado à Universidade das Nações Unidas.

 

A metodologia de desenvolvimento do projeto é focada na estruturação de Laboratórios Urbanos, um espaço formado por atores engajados em promover e apoiar na cocriação de soluções sustentáveis para problemas urbanos. O Bairro do Recife foi escolhido como potencial área-piloto para implementação desse projeto por tratar-se de uma área com vocação para a inovação e experimentação na cidade.

 

A reunião teve o objetivo de avançar no diálogo e definir a visão de futuro, alinhar processos e metodologias que irão nortear a execução do projeto nos próximos anos. Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a iniciativa vai auxiliar a proposta da Prefeitura do Recife de revitalizar e modernizar a área central da cidade. “Os objetivos do projeto da WRI vão em consonância com a premissa do Programa Recentro. É somando esforços que conseguimos transformar a realidade de todo o espaço urbano, colocando o Centro em outro patamar de desenvolvimento”, afirma a gestora municipal.

 

Além de integrantes do Gabinete do Centro do Recife participaram do encontro membros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Núcleo de Pesquisa e Inovação para as Cidades (Inciti/UFPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Cooperativa de Trabalho de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis (Coopagres), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Cooperativa Arquitetura, Urbanismo, Sociedade (CAUS), Comunidade do Pilar, Diretoria de Preservação de Patrimônio Histórico e Cultural (DPPC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Frente Parlamentar do Centro, Moinho Recife Business & Life, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), Secretaria de Cultura, Secretaria de Inovação Urbana, Secretaria de Planejamento e Gestão e Transformação Digital (SEPLAGTD), Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Coletivo Massapê, Sintraci, Movimento Pop Rua.

 

SOBRE O WRI - O WRI (World Resources Institute) é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações através de estudos e soluções em florestas, cidades e clima. Fundado em 1982, atualmente está presente em 50 países. Em maio de 2019 o WRI Brasil e a Prefeitura do Recife em parceria com o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), Instituto de Meio Ambiente e Segurança Humana (UNU-EHS) e realizaram a Oficina Futuro de Baixo Carbono para debater visões de futuro para um desenvolvimento urbano de baixo carbono.