Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 12.02.23 - 14h09

Baile Municipal do Recife leva cultura, alegria e solidariedade em sua 57ª edição

img_alt

Depois de dois anos sem ocorrer por causa da pandemia, uma das mais antigas prévias da cidade confirmou sua força e arrecadou mais de meio milhão de reais para instituições filantrópicas. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

O Baile Municipal do Recife de 2023 foi um sucesso total. Assim foi o sentimento de quem esteve no Classic Hall na noite deste sábado (11).  A volta da mais tradicional prévia da capital pernambucana botou todo mundo para frevar, com toda sua animação, valorização da cultura e solidariedade.  O evento beneficente arrecadou mais de meio milhão de reais, tendo esgotado os ingressos, e contou com representantes emblemáticos do Carnaval recifense, como o Maestro Spok, que comandou toda a noite, André Rio, Marron Brasileiro e Nena Queiroga. Também subiram ao palco nomes de destaque no cenário nacional, como Daniela Mercury, Marina Sena e Geraldo Azevedo, que é um dos três homenageados do Carnaval do Recife 2023, ao lado de Dona Marivalda, Rainha do Maracatu Estrela Brilhante, Dona Zenaide Bezerra, considerada a passista mais antiga em atividade no Brasil, que também estava presente. O cantor Paulo Miklos também fez uma apresentação surpresa com Spok.

Anfitrião da festa, o prefeito do Recife, João Campos, ao lado da companheira, a deputada federal Tabata Amaral, falou do sentimento de realizar o Baile após um período de pausa por causa da pandemia. “É um dia de festa, um dia onde todos nós vamos poder estar na brasa, aproveitar, viver a cultura do Recife e mostrar pro Brasil e pro mundo que o melhor e maior carnaval do mundo é o do Recife”, disse. “E tudo isso podendo ajudar as pessoas. O caráter beneficente da festa mostra que o povo recifense, além de animado, é solidário. Quero agradecer a quem veio ao baile e contribuiu para que a gente pudesse também ajudar instituições importantes na nossa cidade”, acrescentou.

O Baile carnavalesco, que não acontecia desde 2020 devido à pandemia do covid-19, emocionou o público ao trazer grandes artistas que representam de forma magnífica a história do frevo e do carnaval pernambucano, como Maestro Spok e sua orquestra, e a Orquestra Popular do Recife, capitaneada pelo maestro Ademir Araújo (Formiga), que recebeu Nonô e Claudionor Germano, baluarte maior do frevo pernambucano, que, aos 90 anos, cravou a marca de ter participado de todas as edições da prévia recifense, desde o primeiríssimo dos Bailes. Ainda subiram ao palco a Orquestra Malassombro, com Larissa Lisboa, Isadora Melo e Isaar; Gerlane Lops; Bia Villa-Chan; Almir Rouche; Nena Queiroga; André Rio; e Marron Brasileiro.

Adecoração do Classic Hall para o Baile Municipal é baseada em todos os elementos do Carnaval recifense. Teve representação de confete e serpentina iluminadas com luz de LED neon no teto da Baile, dando um efeito de luminosidade. A decoração também possui uma pegada do clássico com o moderno, desenvolvida por desenhos geométricos em 42 personagens no total, contemplando toda a diversidade do Carnaval recifense. Quem esteve no Classic Hall na noite deste sábado aprovou o que viu e sentiu. “É uma grande confraternização da vida e saudação daqueles que se foram, uma homenagem a eles que também brincaram muito carnavais. Então, pra mim, está sendo um aniversário um renascimento”, disse Flávio Medeiros, folião que já frequenta o Baile há 10 anos.

 

Ao todo, são seis entidades sociais beneficiadas com a venda dos ingressos do 57ª Baile Municipal do Recife, que este ano ultrapassou a marca de meio milhão de reais. As organizações beneficiadas serão o Movimento Pró Criança, o Centro Pró-Integração, Cidadania e Arte (Integrarte), o Maracatu Nação Encanto da Alegria, o Pão da Vida, a Tribo Indígena Tapirapé e a Escola Pernambucana de Circo.