Ações da Segurança Alimentar do Recife serão apresentadas em encontro nacional
Algumas das práticas de segurança alimentar e nutricional do Recife, realizadas pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome da Prefeitura, serão apresentadas no 2º Encontro Nacional de Fundos de Assistência Social. O evento será promovido pelo Conselho Federal de Nutrição, em Brasília (DF), desta quarta (12) até sexta-feira (14), e reunirá gestores de todo o Brasil. O nutricionista e chefe da divisão de Nutrição da secretaria, Felipe Lima, vai compartilhar as experiências da pasta, às 13h30, na sexta, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC) - Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU). Somente no ano de 2024, a capital pernambucana ofertou cerca de 1,4 milhão de refeições às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e que frequentam os diversos equipamentos municipais.
“O encontro tem o objetivo de fortalecer a política de assistência social, fomentando a interface com a Segurança Alimentar visando ampliar a eficiência dos fundos estaduais e municipais. Será um momento de compartilhar experiências, aprender boas práticas e consolidar parcerias. O Recife é pioneiro quando se trata de assistência social. Eu vou abordar a questão da inclusão social e do fortalecimento da dignidade humana por meio das atividades de educação alimentar e nutricional nos restaurantes populares voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade do Recife”, explicou Felipe Lima.
Ainda de acordo com o chefe da divisão de Nutrição Felipe Lima, as atividades em educação alimentar e nutricional constituem um processo de troca de conhecimentos que culmina com práticas alimentares saudáveis. Além de promoverem saúde individual e coletiva, prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida, essas práticas também geram inclusão social e fortalecem vínculos.
“No Recife, os profissionais de nutrição da segurança alimentar, que atuam em interface com a assistência social, realizam um trabalho que vai além da prescrição de dietas e criação de cardápios. Nos restaurantes populares do Recife, nós já promovemos atividades sobre alimentação e pressão arterial, por exemplo, quando discutimos os alimentos a serem evitados e as formas de diminuir o consumo de sal. Um outro exemplo, foi durante o Outubro Rosa, quando realizamos uma sensibilização referente a importância da alimentação como prevenção ao câncer de mama”, detalhou ele.
Mais informações sobre o 2º Encontro Nacional de Fundos de Assistência Social: https://fnas.mds.gov.br/.
RESTAURANTES POPULARES - Diariamente, a Prefeitura do Recife oferece, através da rede de assistência social municipal, 1.700 refeições nos dois restaurantes populares do Recife. No Naíde Teodósio, em Santo Amaro, são 750 almoços, já no Josué de Castro, no bairro de São José, são 750 almoços e 200 jantares. O serviço nos restaurantes populares atuam com foco na segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social e garantem alimentação balanceada, com proteína e todos os nutrientes necessários. As pessoas que recebem as refeições nos restaurantes populares do Recife são previamente cadastradas e encaminhadas através da rede socioassistencial. Os dois restaurantes funcionam das 11h às 14h, e o Josué de Castro funciona também das 18h às 20h.
Outro equipamento que garante a segurança alimentar é a Cozinha Comunitária do Gurupé, no bairro de Afogados, que oferta de segunda a sexta-feira 200 almoços para a comunidade. Além desses equipamentos, as refeições também são garantidas às pessoas em situação de vulnerabilidade que estão em acolhimento institucional.