Atores e bailarinos de rua surpreendem população no aniversário da cidade
Conhecidas como happening, performances artísticas com participação do público lembram os 475 anos da capital pernambucana. Ação acontece em mais de 40 pontos no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo
No Centro do Recife, no aeroporto, nos mercados públicos, nos shoppings, na praia, nos parques e praças, recifenses e visitantes são surpreendidos com esquetes de rua em comemoração ao aniversário da cidade. Desde as 6h da manhã, o público confere as intervenções com muita curiosidade e admiração, dada a espontaneidade com que surgem os músicos, atores e bailarinos em meio ao povo.
A ação, promovida pela Secretaria de Turismo do Recife, é marcada pelo improviso de performances (dança, música e canto) com possibilidade de participação do público espectador no que é conhecido como formato “happening”. As atividades acontecem nos principais pontos de circulação do Recife e em locais de grande fluxo do Rio de Janeiro e São Paulo, como o calçadão de Copacabana e a Avenida Paulista. As performances acontecem até as 20h. Serão 100 apresentações, 300 pessoas envolvidas e mais de 40 locais nas três cidades. As bailarinas Flaira Ferro e Bella Mais são responsáveis pela direção artística e o Maestro Spok pela direção musical.
Na sede da Prefeitura do Recife, os servidores foram recebidos de um jeito especial, com muito frevo e alegria. “Na segunda-feira, tradicionalmente preguiçosa, a ação animou muito as pessoas. Gostei de tudo, pois teve a marca do Recife”, afirmou a digitadora da Secretaria de Administração Edilene Sena. A enfermeira Dayse Maria da Silva, da Secretaria de Saúde, também conferiu a ação. “Achei ótimo. Adoro festa. O Recife merece”, comentou.
Próximo ao Mercado de São José, os transeuntes também foram surpreendidos. A cabeleireira Maria Betânia Rocha parou para ver a esquete. “Achei muito lindo”, disse sorrindo. O representante comercial Luiz Garcia também aprovou a ação. “Foi extraordinário e uma grande surpresa para todos. Quero ver em outros pontos da cidade”, comentou.