João da Costa prestigia noite do samba da programação de aniversário do Recife
A noite de domingo no Marco Zero contou com a apresentação das escolas Unidos da Tijuca e Gigantes do samba, campeões do carnaval carioca e recifense
A noite deste domingo (11), que antecedeu o aniversário de 475 anos da capital pernambucana, foi marcada pela união de duas cidades, Rio de Janeiro e Recife, juntas pela música: o samba. O prefeito João da Costa recebeu no camarote armado em frente ao palco do Marco Zero a diretoria da Escola de Samba Unidos da Tijuca, campeã do carnaval carioca de 2012 com o enredo que homenageia Luís Gonzaga. “Festa, para a prefeitura, significa trabalho e este aqui é um exemplo de como trabalhamos pela cidade, com alegria e organização”, disse João da Costa, lembrando ainda que aqui é a terra do frevo mas o samba será sempre bem vindo: “Aqui também é a terra da multicultura e o recifense sabe receber bem, por isso os cariocas são muito bem vindos nesta homenagem aos 475 anos do Recife”, disse o prefeito cumprimentando o presidente da Escola de Samba Unidos da Tijuca pela vitória no carnaval carioca deste ano.
Para o presidente da agremiação, Fernando Horta, o Recife ficou marcado na história da Unidos da Tijuca. “O carnaval deste ano foi inesquecível para nós e vir até ao Recife para se apresentar em homenagem ao aniversário da cidade é uma maneira de retribuir o carinho que recebemos aqui” disse Fernando Horta, presidente da Escola.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157629570292283"]
Ao lado do Governador Eduardo Campos, artistas locais e nacionais, deputados, vereadores e secretários municipais, o prefeito João da Costa assistiu às apresentações de Wellington do Pandeiro, Belo Xis, Josildo Sá, Escola Gigantes do Samba (campeã do Carnaval recifense deste ano) e do Galo da Madrugada. Shows que transformaram a noite de domingo do Recife numa típica noite de carnaval.
O presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, também cumprimentou o prefeito no camarote e afirmou que, com o Carnaval deste ano, o Recife se consolidou como destino turístico nacional e internacional. “O Carnaval daqui é único e este ano, da forma como a prefeitura faz, popular, descentralizado, cheio de atrações, com segurança, estrutura, é o que o turista quer”, afirmou o presidente do maior clube de máscaras do mundo.
Enquanto uma multidão sambava ao som da bateria da Gigantes do Samba, O carnavalesco Isaac do Pandeiro, ritmista da escola, presenteou o prefeito com um chapéu alegórico e agradeceu o apoio ao desfile das escolas recifenses no Carnaval de 2012. “Esta é uma prefeitura sem preconceitos, que também apóia os sambistas”, disse o músico. O percusionista Naná Vasconcelos, que abriu o Carnaval Multicultural do Recife de 2012 com um grande show neste mesmo local, estava feliz em ver o povo de volta a praça do Marco Zero. “A cidade merece uma festa como essa, o recifense também. A multiculuturalidade está aqui”, disse Naná Vasconcelos.