NOTÍCIAS

Cultura | 12.03.12 - 16h34

Prefeitura do Recife reajusta em 22,22% salário dos professores

O anúncio foi feito pelo prefeito João da Costa, na manhã desta segunda-feira (12), juntamente com outras ações para valorização do corpo docente municipal

[caption id="attachment_14603" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Fernando Silva"][/caption]

O prefeito do Recife, João da Costa, anunciou, nesta segunda-feira (12), várias ações para a valorização dos professores da rede municipal de ensino. Dentre elas, está a elevação do piso salarial para a categoria com um reajuste de 22,22%, alcançando o valor estipulado pelo Ministério da Educação (MEC). O aumento no piso dos professores representa um incremento anual na folha de pagamentos dos servidores da Prefeitura de R$ 15 milhões.

Durante o evento, que aconteceu no gabinete do gestor, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura, João da Costa também realizou a assinatura de posse dos 650 novos professores aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura em janeiro deste ano, além da entrega simbólica dos kits de livros destinados aos professores e às bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino.

“A gente está dando um passo a mais na política de construir uma educação de qualidade, que é condição essencial para o futuro de qualquer cidade. Para isso, é preciso que haja três coisas: informação, inovação tecnológica e educação de qualidade acessível a todos, que é o que estamos proporcionando com essas ações. Estamos valorizando a titulação e qualificando o ensino com um plano de cargos e carreiras e, uma vez que estamos oferecendo salários bastante atrativos, vamos trazer os melhores professores para a nossa rede pública”, disse o prefeito.

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, falou sobre os investimentos realizados na educação municipal. “A educação do Recife foi presenteada no aniversário da cidade. Estamos vivendo um momento histórico na rede de ensino, nunca foi investido tanto para valorizar a categoria como agora”, ressaltou informando que os professores e as escolas serão beneficiadas com a entrega de livros para estimular a leitura e o ensino gerando conhecimento.

O novo Piso Salarial do Magistério no valor de R$ 1.451,00 foi anunciado pelo MEC no último dia 27 de fevereiro. A Prefeitura do Recife adapta-se à determinação do Ministério reajustando o salário dos professores em 22,22%, em relação ao piso de 2011, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A proposta de reajuste será enviada pelo Executivo à Câmara Municipal o mais breve possível para que o reajuste seja repassado aos educadores. O pagamento será retroativo ao mês de janeiro, conforme determina o Ministério da Educação.

Kits professores – Como novidade para o Ano Letivo 2012, todos os professores da Rede Municipal irão receber um kit de material didático composto de bolsa, estojo, pendrive, marcador de textos, pincel para quadro branco, apagador, caneta, lapiseira, borracha, agenda, corretivo, entre outros itens.

Além disso, o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, está entregando kits de livros para os professores e para as bibliotecas da Rede Municipal de Ensino do Recife com o objetivo de reforçar os acervos das escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Além de incrementar os acervos, a distribuição incentiva a criação de novos espaços de leitura nas unidades educacionais. O professor ganhará 35 obras, que abordam áreas como pedagogia, cultura, história e artes, enriquecendo o universo cultural do educador. “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí, “Educação e atualidade brasileira”, de Paulo Freire, e “Dicionário Prático da Pedagogia”, de Tânia Queiroz, são algumas das obras presentes no kit do professor.

Cada espaço de leitura – Ao todo, são 117 escolas com bibliotecas, 40 com cantinhos de leitura e 09 escolas com salas de leitura, que estão recebendo 532 exemplares, incluindo títulos de literatura infantil e juvenil, livros de referência e clássicos da literatura universal, a exemplo de “Meninos de Asas”, de autoria de Homero Homem, e “História do Recife”, da escritora Jussara Rocha. Clássicos da literatura brasileira não foram esquecidos como “Capitães de Areia”, de Jorge Amado, e “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre.