Queima da bandeira do Recife marca comemoração do aniversário da cidade
O ato aconteceu ao som do Hino do Recife, tocado pela banda da Gerência de Animação Cultural da Secretaria de Educação e participação do Coral Novo Milênio
Em comemoração aos 475 anos da cidade do Recife, foi realizada hoje (12) à tarde, a queima da Bandeira do Recife, no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas. A cerimônia foi prestigiada pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, pela diretora do Museu da Cidade, Betânia Correa, e pelo presidente da Associação dos Amigos do Museu, Luiz Carneiro, membros da Guarda Municipal e contou com a participação dos alunos das escolas municipais José da Costa Porto, do Coque, e Pedro Augusto, da Boa Vista.
“Essa solenidade é muito importante porque resgata a educação cívica, o respeito aos símbolos da cidade e contribui para a formação de cidadãos. Além disso, faz parte da série de ações pensadas pela gestão para o Aniversário do Recife, que inclui políticas públicas, atividades culturais e esse ato cívico”, frisou Ivone Caetano.
Antes da cerimônia, o Coral Novo Milênio, homenageou a cidade cantando as músicas “Recife, terra dos coqueiros” (autoria desconhecida) e “O bode” (Álvaro Costa). Acompanhado pelo Grupo de Animação Cultural, o coral executou o Hino do Recife, dando início à troca da Bandeira. Após o hasteamento da nova dois alunos das escolas municipais entregaram às mãos da secretária de Educação a pira com o fogo que incinerou a bandeira retirada. “Achei muito importante presenciar isso, pois é um momento histórico da cidade”, comentou Gabriel Braga, 15 anos, um dos estudantes que carregou a pira.
Ao final do ato todos cantaram parabéns para o Recife e fizeram a partilha simbólica do bolo de aniversário. O bolo oficial da festa dos 475 anos do Recife será cortado pelo prefeito João da Costa, logo mais às 19h, na Praça do Arsenal. O evento terá a participação da Orquestra 100% Mulher e o Bloco O Bonde.