NOTÍCIAS

Cultura | 12.03.13 - 16h50

Prefeitura faz entrega de 11 barcos do Projeto Marco Zero a Brennand

Nesta quarta-feira (dia 13), às 9h, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realiza a entrega de 11 barcos do Projeto Marco Zero a Brennand, para a travessia de turistas e recifenses que saem do Marco Zero, no Recife Antigo, para visitar o Parque de Esculturas de Francisco Brennand. O projeto é uma parceria da Prefeitura com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

O objetivo da Secretaria de Turismo e Lazer é aprimorar a atividade turística no Bairro do Recife, estruturando melhor o trajeto ao molhe do Porto, onde está localizado o Parque de Esculturas. Até agora a travessia tem sido feita em barcos a remo, denominados de catraias, com pouca segurança, sem conforto e sem nenhuma padronização. As 11 novas embarcações obedecem a uma padronização, com capotas com logomarca e fardamento para os barqueiros (catraieiros).

As embarcações são simples, de madeira, mas todos os 11 barcos foram vistoriados pela Marinha e estão regulamentados para a travessia marítima. O tipo de barco não poderia ser diferente por conta da pouca profundidade do local e das pedras nesse trecho da água. Reparos e manutenção também foram realizados nas escadarias para embarque e desembarque dos passageiros.

Além disso, os catraieiros já passaram por um processo de qualificação profissional, para conhecer melhor a área em termos histórico e cultural e, dessa forma, oferecer mais qualidade no atendimento ao turista. “A ação já visa um aumento no número de passeios no local, por conta do aumento da demanda turística no Recife e pela proximidade da Copa de 2014”, comenta o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras.

Com barcos melhores e mais qualidade no atendimento, o projeto também é uma iniciativa de inclusão social. Com a otimização das visitas ao Parque de Esculturas, a previsão é que haja um aumento na rentabilidade das famílias dos catraieiros, que fazem parte da cadeia produtiva do turismo.
 

SERVIÇO:

Cerimônia de entrega dos barcos do Projeto Marco Zero a Brennand
Quarta-feira, dia 13, às 9h
No auditório da Central de Artesanato, ao lado do Marco Zero