Prefeitura recebe moradores das comunidades Zeppelin e Bom Jesus
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Habitação, recebeu, na manhã desta terça-feira (12), uma comitiva de moradores das comunidades Zeppelin e Bom Jesus, localizadas, respectivamente, nos bairros do Jiquiá e Boa Viagem. O encontro, coordenado pelo secretário de Habitação Eduardo Granja, teve o objetivo de conhecer as reivindicações dos moradores e estabelecer um canal de diálogo visando à solução conjunta dos problemas apresentados.
No caso da comunidade Zeppelin, são cerca de 300 famílias que ocupam, há aproximadamente seis anos, parte do terreno onde a Prefeitura está construindo o Parque Cientifico do Jiquiá, considerado Área de Preservação Ambiental (APA). Já a comunidade Bom Jesus reúne 173 famílias que residem há três anos em áreas públicas na altura do túnel Augusto Lucena, em Boa Viagem. Destas, 33 deixaram o local onde estavam instaladas no ano passado, uma vez que a proximidade com o túnel estava pondo a vida destas famílias em risco, e solicitam inscrição no Programa de Auxílio Moradia da Prefeitura do Recife. Todas as famílias presentes na reunião têm o objetivo de se integrar a programas habitacionais do município.
O secretário Eduardo Granja tranquilizou os moradores explicando que a política do prefeito Geraldo Julio é a de sempre trabalhar pela solução pacífica, com muito diálogo e participação de todos os interessados. “Infelizmente, a nossa cidade foi historicamente ocupada de forma desordenada, acumulando um déficit habitacional de cerca de 60 mil moradias”, ressaltou Granja.
Um novo encontro com a comunidade do Bom Jesus será marcado no prazo máximo de 20 dias. Já a próxima reunião com os moradores da comunidade Zeppelin acontecerá em 60 dias. “Em relação ao Parque do Jiquiá, nossa preocupação atual é fazer um levantamento completo de todas as informações, pois se trata de um projeto estratégico, que tem implicações ambientais e históricas”, contou o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano, Gustavo Barbosa. Segundo ele, na área de 34 hectares estão localizadas a Torre do Zeppelin, a única utilizada pelo dirigível no início do século XX ainda em perfeito estado, e diversos paióis (locais para armazenar explosivos e munições) utilizados pelo Exército Brasileiro durante a 2ª Guerra Mundial.
O secretário Eduardo Granja explicou que em Areias, bairro vizinho ao Jiquiá, já existe um projeto para construção de um conjunto habitacional destinado à comunidade Chico Xavier/Beirinha. “A ideia é reavaliar esse projeto, permitindo o aumento da tipologia dos blocos de dois para até quatro andares (térreo mais três), o que vai possibilitar a acomodação de um número maior de famílias”, disse Granja. Desta forma, será possível atender também a comunidade Zeppelin.