Arcaico Contemporâneo: 50 anos de pintura de Urian na Galeria Janete Costa
Os 50 anos de pintura de Urian Agria estarão reunidos na exposição Arcaico Contemporâneo, que inaugura nesta quarta-feira (12), na Galeria Janete Costa, que fica no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Depois de 18 anos sem realizar uma mostra individual no Recife, o artista leva para o espaço expositivo pinturas e desenhos, numa representação recheada de elementos mitológicos.
Urian tem um modo especial de pintar. Há quem diga, e não são poucos, que ele pinta como se estivesse mergulhado num fundo de rio. É possível que venham daí os efeitos de transparência que ele dá nos seus trabalhos, com uns tantos brancos sobrepondo cores. Na escolha dos temas, percebe-se a cultura dos antepassados, a mitologia das águas e das matas, a exuberância e a mistura de raças, os seres humanos e animais.
Urian foi professor da PUC-Rio e nos anos 1960 e 1970 fez parte do Grupo Diálogo, importante fórum de discussão de arte no Rio de Janeiro daquela época. Sua trajetória deu-se assim: nasceu em Belém do Pará, em 1939. Mudou-se para o Rio de Janeiro com 16 anos de idade, e lá permaneceu durante 42 anos. Migrou para o Recife há 17 anos. É possível arriscar que esse caboclo brasileiro sempre andou atrás de rios.
Enquanto a exposição estiver em cartaz, até 27 de abril, Urian estará à disposição para conversar com o público, sempre nas quartas-feiras, às 14h.