Segunda Upinha 24h construída pela PCR já está funcionando
[caption id="attachment_44448" align="alignleft" width="680"] Situada no Córrego do Jenipapo, unidade de saúde tem capacidade para atender dez mil pessoas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
No dia em que o Recife completou 477 anos, o prefeito Geraldo Julio entregou à população mais um importante equipamento de atenção básica à saúde. A Upinha 24h Professor Doutor Hélio Mendonça já está funcionando na Avenida da Recuperação, no Córrego do Jenipapo. Segunda do tipo inaugurada pelo gestor em cerca de 30 dias, a unidade dispõe de um modelo pioneiro no Brasil, com atendimento estendido para as consultas e 24 horas para as pequenas urgências.
A Upinha 24h do Córrego do Jenipapo veio para somar esforços com a unidade Moacyr André Gomes, localizada em frente à Praça do Trabalho, primeira entregue pela PCR. Outros dois equipamentos do tipo estão sendo erguidos na Zona Norte, na Linha do Tiro e Bomba do Hemetério, com prazo de conclusão para o primeiro semestre deste ano - até 2016, serão 20 em toda a cidade.
Geraldo Julio destacou que os moradores do Córrego do Jenipapo e redondezas serão atendidos com respeito e dignidade. "Vamos oferecer aqui um serviço inovador, com qualidade, cuidado, e, sobretudo, carinho. Aqui a qualidade vai da grama plantada ao atendimento prestado à população. O povo do Recife está cansado de ir aos velhos postos de saúde. Nós vamos garantir respeitos aos que trabalham e aos que serão atendidos nesse espaço. É assim que tem que ser", cravou.
)
Emocionado, o prefeito do Recife ressaltou ainda a postura de sua equipe em ouvir a população. "Essa realização só foi possível porque somos um time que tem interesse em atender o povo. Estamos no serviço público para atender os que mais precisam. Para mim, em especial, o dia é de forte emoção porque disputei pela primeira vez uma campanha com o compromisso de cumprir tudo o que pactuei com a população. Não posso deixar de fazer o que me comprometo porque acredito na nova política. Estou emocionado porque hoje é dia de tirar do papel”, pontuou Geraldo.
Presente ao ato, o governador Eduardo Campos enalteceu a atuação da PCR na construção do equipamento. "A cidade está se animando com um prefeito que tem cumprido os seus compromissos com o povo. Geraldo Julio é dedicado, sabe ouvir, liderar e formar time. Fico feliz de estar aqui para entregar um equipamento que vai cuidar de um dos nossos maiores patrimônios: a saúde", finalizou o chefe do Executivo Estadual.
A Upinha 24h tem capacidade para atender dez mil pessoas cadastradas para a área de abrangência dessa Unidade de Saúde da Família (USF). Os cadastrados podem procurar atendimento no local em caso de tonturas, vômitos, dores na barriga, diarreia, febre, manchas no corpo, dores no peito, viroses, dores no ouvido, crise leve de asma, dores de cabeça, resfriado/gripe, dores na garganta, queimaduras leves e ferimentos superficiais. Para casos mais complexos, os pacientes devem procurar a Upa Nova Descoberta/SPA da Barros Lima.
[caption id="attachment_44449" align="alignleft" width="680"] O local está equipado com salas de vacinação, nebulização e curativo, bem como espaços para coleta de exames e aplicação de medicamentos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
Para garantir a construção dessa unidade foram investidos R$ 2,6 milhões, garantidos a partir de recursos provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), de uma emenda do deputado estadual Francismar Pontes e da própria Prefeitura do Recife, que arcou com a desapropriação do terreno e com a compra dos equipamentos instalados na unidade. O local está equipado com salas de vacinação, nebulização e curativo, bem como espaços para coleta de exames e aplicação de medicamentos.
Localizada no Distrito Sanitário III, a unidade dispõe de três equipes do Programa Saúde da Família; cada equipe com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um odontologista, um auxiliar de saúde bucal e seis Agentes Comunitários de Saúde.
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, reforçou que o ato marca um processo de transformação na saúde do município. "Nós estamos vivendo um tempo de mais saúde e de saúde melhor para os recifenses. E é assim que vamos seguir durante todo o mandato. A nossa preocupação é de sempre ouvir o povo e prestar os serviços com qualidade aos que tanto precisam", enfatizou.
HOMENAGEADO - O equipamento leva o nome do médico Hélio Mendonça, falecido em 22 de junho de 1989. Hélio formou-se na Faculdade de Medicina do Recife em 1943, tornando-se professor na mesma instituição, local onde atuou com grande representatividade. Também foi nomeado diretor da Faculdade de Medicina da UFPE em 1960 e assumiu, em 1972, a coordenação do Curso Médico da UFPE, além de outras atribuições.
ESCRITURAS DEFINITIVAS - Antes de inaugurar a Upinha 24h, Geraldo Julio participou da entrega das primeiras 500 escrituras definitivas aos moradores da Ilha do Chié, através da emissão do Termo de Concessão de Uso Especial para fins de Moradia (CUEM). A iniciativa do Governo de Pernambuco só foi possível graças à Lei n° 17.930/2013, sancionada pelo prefeito no dia 4 de novembro de 2013, alterando o zoneamento da cidade e instituindo como Zona Especial de Interesse Social I (ZEIS I) a área denominada Chié - à noite será a vez da comunidade de Roda de Fogo receber os documentos.
[caption id="attachment_44451" align="alignleft" width="680"] A PCR entregou as primeiras 500 escrituras definitivas aos moradores da Ilha do Chié. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
"Quando a gente transforma em ZEIS, estamos garantindo a possibilidade de transformar aquele loteamento, o que permite que todo mundo possa tirar o documento da casa. Uma ação importante e de muita sensibilidade do Governo de Pernambuco, que contou com a participação da Prefeitura. Uma luta de décadas da comunidade, que esperava por isso. A família que esperou isso por muitos anos sabe a importância de receber o documento da sua casa", afirmou Geraldo Julio.
A partir da Lei, ficou instituído como "ZEIS I - Chié" a área poligonal localizada entre a Avenida Governador Agamenon Magalhães; ruas Guaianases, Guaiacurus, Esberard e Luis Correia de Brito; localizadas no bairro de Campo Grande. Além disso, a PCR, através da Secretaria Executiva de Controle Urbano, realizou a regularização das plantas de imóveis e ruas do local para permitir o registro em cartório, garantindo a posse definitiva da moradia dessas famílias.
)