NOTÍCIAS

Cultura | 12.03.15 - 14h24

PCR ganha painel gigante de Luiz Gonzaga, valorizando ainda mais a arte urbana

No dia do aniversário do Recife, Geraldo Julio lançou o mural, que está sendo pintado pelo artista Eduardo Kobra, em parceria com o Ministério do Turismo. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife reforça o seu compromisso em priorizar a arte urbana, com o lançamento do painel de Luiz Gonzaga, que está sendo pintado numa das laterais do edifício-sede da PCR. A obra do muralista paulistano Eduardo Kobra, representa a maior imagem exposta em uma fachada de prédio da América Latina. Um verdadeiro presente para a cidade, que nesta quinta-feira (12) comemora os seus 478 anos. O prefeito Geraldo Julio fez questão de fazer o lançamento oficial do painel, que traduz a transformação da capital pernambucana em uma cidade mais alegre e humana.

"A homenagem que Kobra traz para o Recife é especial. Agora, Luiz Gonzaga está oficialmente encravado no prédio da administração municipal. A presença desse muralista aqui representa luz para qualquer jovem que queira ser artista plástico. A PCR prioriza a arte urbana e isso já pôde ser visto através do projeto Colorindo o Recife, por exemplo", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que apresentou o projeto ao lado de vários artistas da terra, além de secretários municipais. O lançamento do painel foi feito no próprio gabinete do gestor, em coletiva para imprensa.

O painel, que está sendo executado na face do prédio voltada para o rio e para a Rua da Aurora, tem 77 metros de altura, 8,20 de largura e 3,60 de profundidade. A arte deve ficar totalmente pronta no próximo mês. Iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Prefeitura, a intervenção faz parte da campanha #PartiuBrasil, uma ação integrada de promoção e publicidade que incentiva os brasileiros a viajarem pelo país e os profissionais do setor a comercializarem destinos nacionais.

Durante o evento, coube ao muralista Eduardo Kobra explicar os detalhes para execução do painel. "Já estou aqui há 30 dias, trabalhando dez horas por dia. Realizar esse projeto no Recife é um marco pra minha carreira, pela dificuldade logística e estética", disse, referindo-se à altura do prédio. "Conhecer essa cidade está sendo encantador. Me chamou a atenção, principalmente, o carinho e recepção dos recifenses com a nossa equipe", completou o artista, que vai usar de 800 a 1000 latas de spray e mais de 200 galões de esmalte sintético na fachada na PCR.

Na ocasião, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões destacou o projeto da Prefeitura em parceria com a ONG Cores do Amanhã, que já subverteu a monotonia cinzenta de vários pontos da cidade ao tempo em que agradeceu o painel que o Recife ganhou. "Essa obra de arte pode ser vista nos passeios de Catamarã, de barco e por quem passar pela Rua da Aurora. Um presente para o Recife", finalizou.

EDUARDO KOBRA - Muralista com mais de 20 anos de carreira, Eduardo Kobra tem como referências principais a colorida estética mexicana e o design do norte americano Eric Grohe. Combinando traços realistas com cores vivas e figuras geométricas, Kobra já estampou sua arte em grandes metrópoles de 14 países mundo afora, como Nova York, Los Angeles e Moscou.

Mas é em São Paulo que o artista mantém sua maior galeria. Entre prédios, viadutos e fachadas, revelam-se murais em que ele retrata anônimos e famosos, como Chico Buarque, Oscar Niemayer e Ariano Suassuna.