Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 12.03.20 - 15h24

Atletas e técnico com experiência olímpica ministram aulões esportivos gratuitos no Compaz Ariano

img_alt

Compaz Escritor Ariano Suassuna foi palco para clínicas olímpicas com Joanna Maranhão, Cisiane Dutra, Adrianinha e Cristiano Rocha (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Dezenas de crianças, jovens e idosos participaram, na manhã desta quinta (12), de aulões esportivos gratuitos ministrados por três atletas e um técnico com experiência em Olimpíadas. O Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, foi palco para as clínicas olímpicas com Joanna Maranhão (natação), Cisiane Dutra (atletismo), Adrianinha (basquete) e Cristiano Rocha (handebol). O “Parabéns Olímpico” foi uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, dentro das comemorações dos 483 anos da cidade.

Duas das atletas olímpicas que participaram da atividade integram o time esportivo da PCR. Joanna Maranhão é a maior recordista brasileira da história da Natação. Com apenas 17 anos, conquistou o quinto lugar nos 400 metros medley, nas Olimpíadas de 2004, em Atenas. E Cisiane Dutra, que hoje coordena as atividades de Atletismo do projeto Recife Esportes de Rendimento no Parque da Macaxeira, disputou como atleta as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, na modalidade Marcha Atlética.

“O evento foi muito bacana por trazer todas essas modalidades para o convívio das pessoas. Tivemos um público diferenciado, que nunca havia tido uma vivência como essa, então pudemos experimentar de forma lúdica”, avalia Cisiane. “Junto com a secretária executiva Yane Marques, somos três atletas olímpicas na equipe esportiva da Prefeitura. Esse tipo de evento nos dá a chance de complementar nossa atuação como gestoras com o contato direto com o público”, destaca Joanna.

Já Cristiano Rocha atua como treinador nas categorias de base da Seleção Brasileira de Handebol e é auxiliar da equipe principal. Integrou a comissão técnica nas Olimpíadas de 2016 e foi chamado novamente para os Jogos de 2020. “Colocar o esporte na programação de aniversário do Recife foi uma ideia muito legal. Pra mim, como recifense bairrista, foi uma satisfação em dobro poder participar”, disse.

Por sua vez, Adrianinha conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, pela seleção brasileira feminina de Basquete, e disputou todas as outras Olimpíadas até 2016. “Fiquei muito feliz por fazer parte do evento pelo segundo ano seguido. Como ex-atleta, estou na fase de transição, aprendendo a passar para as outras pessoas o que o basquete fez de bom para mim. Agradeço à Prefeitura pela oportunidade”, elogia.