Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 12.03.23 - 22h15

Programa Mais Vida celebra aniversário do Recife com mutirão na comunidade do Coque

img_alt

Com a participação de diversas secretarias da Prefeitura do Recife, a ação promoveu a pintura de casas com apoio das Tintas Coral, além de serviços de saúde e atrações culturais para toda comunidade. (Foto: Uenni/PCR)


Reinventar a cidade a partir do protagonismo do cidadão sempre foi uma premissa do Mais Vida, que chegou ao Canal do Ibiporã, no bairro Ilha Joana Bezerra, localizado dentro da comunidade do Coque, com mutirão de pintura de casas, serviços de saúde e atrações culturais, na manhã deste sábado (11). A ação contou com a participação de servidores municipais para celebrar o aniversário do Recife e o início de uma série de intervenções urbanas que serão realizadas ao longo dos próximos meses pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), no local. 

“O mutirão de pintura de casas está inserido na metodologia do Mais Vida. É uma ação importante na etapa de transformação, porque estimula o engajamento comunitário, a conexão entre os moradores, o senso de orgulho e pertencimento pelo lugar em que se mora. Não se trata apenas da pintura em si, mas do bem-estar que a ação promove através das cores e da participação de todos", afirma a gerente geral de Intervenções Urbanas da Seiurb, Flaviana Gomes. 

A ação envolveu o início da pintura de 100 casas na comunidade, com apoio das Tintas Coral, empresa parceira do Mais Vida durante todo o processo de transformação: desde a chegada na comunidade até a celebração. Os moradores arregaçaram as mangas e colocaram a mão na massa para colorir as casas. É o caso da moradora Edilane Silva, 67 anos, que vê a ação de forma positiva. “Foi lindo receber essa ação aqui na comunidade. Eu escolhi a cor laranja. Fazia tempo que eu não pintava a minha casa e hoje estou recebendo a ajuda das crianças da comunidade”.

A iniciativa também contou com a participação da Orquestra de Frevo Flor de Liz, que atraiu os moradores do entorno para participarem dos serviços de saúde, tais como atualização do cartão vacinal, testagem rápida de HIV e sífilis, orientações e distribuição de kits para saúde bucal, distribuição de preservativos femininos e masculinos, bem como orientações sobre o tratamento da água e distribuição de hipoclorito. Para a moradora Lucidalva Maria Rodrigues, 59 anos, foi mais prático receber a ação perto da sua casa. “Eu trabalho durante a semana, então a ação foi ótima pra mim. Eu tomei a vacina da covid-19, que estava atrasada, e trouxe minha filha Sofia para tomar a vacina HPV”, conta Lucidalva.

Logo cedo, servidores da Prefeitura do Recife se uniram para ajudar a mudar a cara da comunidade, auxiliando na pintura das casas junto com os moradores. Participaram as secretarias de Infraestrutura, Cultura, Saúde, Mulher, Esportes, Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Governo e Participação Social, Política Urbana e Licenciamento, além das executivas de Primeira Infância, Juventude, as autarquias Emlurb e URB, além do Recentro e a equipe do ProMorar.

Com base na escuta dos desejos e sonhos da comunidade, a metodologia do programa envolve reuniões e oficinas a fim de fomentar o engajamento comunitário, a cidadania ativa e levar conhecimento para a população. O Mais Vida já realizou três escutas no entorno do Canal do Ibiporã com o objetivo de conhecer, ouvir e pensar junto com os moradores em soluções que promovam melhorias para a comunidade.

URBANIZAÇÃO - Os trechos I e II do Canal do Ibiporã, onde o programa Mais Vida está atuando, foram beneficiados com obras já entregues para a população, que totalizam 530 metros de urbanização. Os trabalhos incluíram o revestimento da calha, construção de calçadas, rampas de acessibilidade, passarelas para pedestres, iluminação pública e plantio de grama e árvores de pequeno porte. O projeto contemplou também a pavimentação da Rua Ibiporã e representou um investimento de aproximadamente R$ 19 milhões. O canal tem 712 metros de extensão e quatro metros de largura, ligando a Estação do Metrô Joana Bezerra ao braço do Capibaribe. Por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a Prefeitura do Recife está realizando os serviços de urbanização dos trechos III e IV, que beneficiam a área situada entre a Rua Cabo Eutrópio e o rio, com investimentos na ordem de R$ 7,5 milhões.

MAIS VIDA - Criado em 2016, o programa Mais Vida é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate a desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para as crianças, nas 545 comunidades de interesse social do Recife. Até janeiro de 2023, o programa já havia atendido 57 comunidades de interesse social do Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil habitantes. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. O programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation.