Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 12.03.23 - 22h26

Recife comemora 486 anos com bolo, shows e regresso de tradições

img_alt

Além de obras entregues e anunciadas pela manhã, o recifense comemorou o aniversário da cidade com o Viva Guararapes, com o tradicional bolo em um restaurante popular municipal e com festejos no Bairro do Recife. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)


Um domingo no Recife passa longe de ser um dia sem opções de programação de cultura e lazer, e quando isso acontece no aniversário de 486 Anos, as possibilidades se multiplicam substancialmente. De Viva Guararapes e seus polos e shows, passando pelas apresentações de Mundo Bita e Marron Brasileiro, Desfile de Agremiações, e anúncios de novos trechos de ciclofaixa, a data contou ainda com um retorno de peso. Após três anos, o Boi Voador retornou ao Marco Zero. O espetáculo, ao ar livre, gratuito e com uma trama que envolveu crianças e adultos, rememora um acontecimento histórico da cidade: o dia em que Nassau fez um boi voar.   

"Hoje é um dia muito especial, além dos 486 anos. A gente começou entregando todos os quiosques da Avenida Boa Viagem, anunciando também, a partir do próximo mês, a requalificação de todos os banheiros e instalação de outros. Depois fizemos o maior ato da história da cidade, de construção de vagas para a educação infantil. São 1.300 vagas que foram autorizadas hoje e as obras já começam a partir de amanhã em 10 escolas.  É uma alegria imensa cuidar de uma cidade como o Recife. Cuidar dessa terra e dessa gente. Todo mundo sabe que é a mais bonita, a maior, tudo que a gente ama", destacou o prefeito João Campos.

O Viva a Guararapes mobilizou os recifenses para aproveitarem apresentações de nomes como o icônico Kelvis Duran. Foram 13 Polos dedicados ao esporte, cultura, sustentabilidade e economia criativa. Pela primeira vez, foi instalado o Polo Recife, responsável por abrigar o espaço Foto Lembrança para que as famílias registrassem, em memórias fotográficas, o amor que têm pela cidade. Também nesse Polo, ficaram os bonecos gigantes e personagens do Boi Voador, como o conde Maurício de Nassau e a mulher, além de personagens da época. Já o Polo Infantil reuniu o espaço da recreação, pula-pula, banho de espuma, muro para escalada, os disputados brinquedos infláveis, cama elástica, oficinas de pintura e balões, além de atividades de Casa das Asas. No Palco Esportivo, destaque para as apresentações de Zumba, Coach Dance, Unibra Dance e K-pop.

Ainda pela manhã, o tradicional bolo do aniversário do Recife foi celebrado – em generosas fatias – no Restaurante Popular Naíde Teodósio, localizado na Rua Afonso Costa, 212, bairro de Santo Amaro. Foram servidas cerca de 700 porções da iguaria e que recebeu o primeiro pedaço foi Lidiane dos Santos, 36 anos, que trabalha no local e não conteve a emoção. "Não esperava por algo assim, me deixou muito emocionada. É bom saber que sou querida, trato todo mundo muito bem aqui, a gente tem que ter essa paciência. Como recifense, desejo, nesse aniversário, que haja muita paz, muito amor de uns pelos outros”, contou. "A gente não podia, depois de três anos sem cortar o bolo, por conta da pandemia, a gente não poderia fazer diferente senão aqui no restaurante popular do Recife. Isso é para lembrar que é papel de todo mundo cuidar da cidade, mas cuidar, sobretudo, de quem mais precisa, de quem está em situação de vulnerabilidade. Esse é o nosso papel", reforçou João Campos. 

Na Praça do Arsenal, todas as gerações do Recife foram convidadas a festejar. O palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife recebeu Mundo Bita, agitando as próximas gerações de recifenses. Ainda houve apresentação de Marron Brasileiro com vários convidados, como Isaar, Cintia Barros, Dany Myler, André Rio, Charles Theone e Ciel Santos. Com os dois filhos presentes, Amanda Lima, 33 anos, gostou muito da opção de programa para o domingo. "Achei uma atitude maravilhosa da Prefeitura do Recife essa programação toda, e como os meus dois filhos amam o Mundo Bita, resolvi trazê-los para a Praça do Arsenal. O de cinco anos já assiste Mundo Bita desde os seis ou sete meses, e o caçula também já entrou na onda”, disse.

Henrique Silva, 33 anos, escolheu estar na Praça do Arsenal muito pela tranquilidade do ambiente. "É bacana demais ter uma programação assim no domingo. Desde que nasceu, muito novinha, que Sofia acompanha Mundo Bita. Quando foi chegando domingo, foi aperreio. A gente estava chegando aqui e ela preocupada se daria tempo de assistir.  É um programa muito bom, tranquilo, cheio de famílias. Vale muito”, comemorou.

Ciclofaixa - Estreando neste domingo e se tornando permanente a partir de agora, o cidadão será beneficiado com outras duas ampliações, estas permanentes para o trajeto dos domingos e feriados: a primeira é a expansão Largo Dom Luiz. Este trecho irá conectar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir da Praça Doutor Lula Cabral de Melo, no Parnamirim, até o Largo Dom Luiz, no Morro da Conceição. Para esta ligação acontecer, a Ciclofaixa conecta a Estrada do Encanamento, Estrada das Ubaias, Rua Paula Batista, Rua Dona Ana Xavier, Rua Padre Lemos e Rua Pedro Allain. Outra novidade é a expansão da Ciclofaixa de Turismo e Lazer para o Pátio de São Pedro, percorrendo o trecho da Avenida Dantas Barreto até o Pátio. Esta ligação agrega ao percurso oferecendo aos ciclistas um passeio pelos atrativos da Casa do Carnaval, Centro de Design, Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga e Museu de Arte Popular, além da própria Igreja de São Pedro dos Clérigos.   

Espetáculo do Boi Voador - Três anos se passaram desde a última vez que o Boi Voador sobrevoou a Praça do Marco Zero, no bairro do Recife, deixando centenas de pessoas encantadas. O evento, que rememora um acontecimento histórico da cidade, o dia em que Nassau fez um boi voar, finalmente voltou para a sua terceira edição. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio do Programa Recentro, O Boi Voador teve texto e direção do ator, diretor e dramaturgo Ruy Aguiar. A vestimenta do grande protagonista, o boi, é assinada por Leopoldo Nóbrega, responsável nos últimos anos pela maior alegoria do Carnaval recifense, o Galo gigante. O prefeito João Campos fez questão de cumprimentar os atores e atrizes antes do espetáculo.