NOTÍCIAS

| 12.04.13 - 17h39

Recife realiza vacinação contra gripe

Idosos, gestantes e crianças até dois anos de idade estão entre os grupos que precisam ser imunizados

Na próxima segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde do Recife inicia a vacinação contra gripe, dentro da campanha nacional de prevenção à doença. Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a ação segue até o dia 26 de abril, com foco nos grupos prioritários (idosos, gestantes e mulheres até 45 após o parto, crianças entre 6 meses e 2 anos, trabalhadores de saúde, indígenas e população privada de liberdade, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, diabetes, transplantados e doentes renais crônicos).

Para o secretário Jailson Correia, "a vacinação é muito importante, porque protege prioritariamente os grupos de pessoas mais vulneráveis a complicações graves da infecção pelo vírus da influenza”. Ele ressalta a importância de se repetir a dose anualmente, já que os vírus se modificam ao longo do tempo, sendo diferentes de um ano para o outro.

Cerca de 200 locais vão atender à população, das 8h às 17h, incluindo os 162 postos de saúde e hospitais da rede municipal que possuem setor de vacinação. Além deles, postos volantes estarão abertos em supermercados, shoppings e associações. Caso haja dúvidas sobre os locais mais próximos de seu domicílio, pode-se consultar a Ouvidoria de Saúde do Recife, através do telefone 0800-281-1520.

Vantagens de se vacinar -  A vacinação reduz em mais da metade os casos de doenças relacionadas à influenza, diminuindo em até 45% os índices de hospitalização por pneumonia. Dados do Ministério da Saúde relativos a idosos que vivem em abrigos mostram que a imunização pode reduzir o risco de mortalidade desses pacientes em até 68%.

A vacina contra a gripe é segura, e produzida a partir de vírus inativos pelo Instituto Butantã (Brasil) e pela empresa Sonofi Pausteur (Estados Unidos e França). A composição deste ano é diferente da utilizada em 2012, como resultado de estudos epidemiológicos sobre os vírus que estão em circulação no momento.