Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 12.04.16 - 14h03

Compaz faz um mês e população se apropria do espaço

Um dos espaços mais procurados é o dojô, onde são realizadas aulas de seis tipos de artes marciais para 700 jovens 

 

Compaz do Alto Santa Terezinha faz um mês de inaugurado e os resultados comprovam o sucesso do equipamento. Cerca de mil pessoas circulam por dia no local. A biblioteca Afrânio Godoy, que faz parte da Rede de Biblioteca pela Paz, e tem 850 metros quadrados, recebe 200 crianças e adolescente por turno. Contação de história, cineminha, oficina de desenho, que já rendeu exposição nas paredes do prédio, são ações que fazem muito sucesso entre os pequenos. Entre os jovens, os best sellers de ficção e romance movimentam o tira-e-bota nas prateleiras.

Dos mais de três mil inscritos até agora, 40% são estudantes, seguido de desempregados com 15%. Futebol e aula de Inglês foram umas das opções mais procuradas entre os jovens. As aulas de Ginástica tem feito sucesso entre os mais velhos. A novidade do Beisebol também desperta curiosidade de meninos e meninas. As seis opções de Artes Marciais também despertam interesse. As modalidades são Taekwondo, Aikido, Luta Olímpica, Judô, Jiu Jitsu e Submission. Ao total 700 alunos vão usufruir do tatame.

Recente parceria foi firmada com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que fará atendimentos no local. Entre os serviços: a Câmara de Conciliação, onde o cidadão poderá resolver conflitos sem a necessidade de abertura de processo na Justiça. O serviço atua em litígios relativos a direitos patrimoniais, nos quais a lei permita acordo ou transação. A unidade começa a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.

Para o segundo mês de atividades o Compaz passará a oferecer atendimento psicológico, mediação de conflitos, defesa do consumidor, assistência ao empreendedor e outras dez práticas esportivas. Em maio, novas vagas serão disponibilizadas.



UNIDADES

Além do Compaz do Alto Santa Terezinha, na zona norte da cidade, mais quatros unidades serão entregues em bairros estratégicos da periferia do Recife. O do Cordeiro e do Joana Bezerra estão em obra e serão inaugurados até o final do ano. Os do Ibura e do Totó as obras começam este ano. Os bairros foram escolhidos devido a necessidade de inclusão da cultura de paz e de acesso à cidadania. Biblioteca, práticas esportivas, serviços judiciários e de capacitação são alguns dos itens que vão estar à disposição da população dessas localidades.