NOTÍCIAS

Infraestrutura | 12.04.18 - 13h47

PCR elimina ponto de descarte irregular de lixo em Três Carneiros, no Ibura

img_alt

O trabalho foi desenvolvido pela assessoria socioambiental da Emlurb e teve apoio do Clube de Mães do bairro (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife concluiu nesta semana mais uma intervenção para acabar com pontos críticos de descarte irregular de lixo na cidade. Desta vez, o projeto Meu Bairro eu Também Limpo, que é realizado pela assessoria socioambiental (ASA) da Autarquia de Manutenção e Limpeza (Emlub), foi desenvolvido na comunidade de Três Carneiros, no bairro Ibura, Zona Sul da Cidade, em parceria com o Clube de Mães do bairro.

Há anos, o ponto crítico prejudicava a todos que necessitavam transitar pela Rua Ibirajá. Os entulhos provocavam mau cheiro, obstruíam a passagem de veículos, atraíam ratos e insetos para o local. Cansados desta situação, os moradores não viam a hora de dar um basta no problema. “O lixo não pode fazer parte do nosso dia a dia, todo mundo tem que se conscientizar disso. Eu faço a minha parte e só penduro o meu lixo na frente de casa, perto da hora em que o gari passa. Todos da vizinhança podem fazer isso também, seria melhor para todos,“ desabafa Dona Helena, residente na Rua Ibirajá há 55 anos.

Os moradores reconhecem que o serviço de coleta domiciliar é feito regularmente pela Emlurb na comunidade, portanto, não há justificativa para o descarte de dejetos em via pública. Mas, mesmo assim, sofriam bastante por conta de um mau hábito recorrente por parte de alguns vizinhos que insistiam em descartar todo tipo de lixo e entulhos no muro do prédio que sedia o Clube de Mães de Três Carneiros, espaço que oferece gratuitamente uma série de atividades de educação, arte, cultura e cidadania para mais de 20 crianças da comunidade.

O objetivo da Emlurb com este trabalho é, além de acabar com o descarte irregular e aperfeiçoar o serviço de coleta nas comunidades, promover também uma mudança de hábito nos cidadãos e estimular o compromisso com a manutenção dos ambientes limpos. Por isso, após a remoção dos entulhos, os profissionais da ASA intervêm utilizando a educação socioambiental como ferramenta para tentar solucionar de vez o problema do lixo.

Enfim, mais um espaço que antes era ocupado por entulhos na cidade foi transformado. As paredes do Clube de Mães receberam uma nova pintura com desenhos e grafitagem, a lateral do prédio foi decorada por várias plantas doadas pelos próprios moradores da comunidade e arrecadadas pelas crianças do Clube durante uma ação porta a porta feita juntamente com as equipes da ASA. A articuladora socioambiental da Emlurb, Luzia Bezerra, destacou a participação da garotada no projeto. “Foi gratificante ver o envolvimento das crianças em todas as etapas da ação. Elas atuaram em co-participação conosco, demonstrando um sentimento de pertencimento em relação ao local aonde vivem”.