Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 12.04.18 - 11h17

Prefeitura do Recife inicia teste de implantação de área de proteção ao ciclista na Via Mangue

 
Iniciativa tem como objetivo permitir que os grupos de atletas realizem treinamentos no espaço público com mais segurança viária

 

A Prefeitura do Recife, por meio Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, inicia, a partir deste sábado (14), testes para criação da primeira Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), na pista oeste da Via Mangue, sentido Cidade/Subúrbio. O projeto consiste em interditar os cerca de 4,5km extensão da via para a circulação de veículos das 4h às 8h com o objetivo de garantir um espaço seguro para ser utilizado para treino de grandes grupos de ciclistas e triatletas. O período de teste ainda acontecerá nos sábados 21 e 28 de abril. Após esses três dias, a CTTU vai avaliar a experiência e, caso seja bem sucedida, poderá tornar a APCC permanente nos dias úteis, nos horários de 4h às 6h.

De acordo com o gerente geral de Operação e Fiscalização da CTTU, Fabiano Ferraz, a ação será realizada principalmente com o intuito de garantir a segurança viária dos atletas. "O dia e horário para os testes serem realizados, interditando a pista oeste da Via Mangue, não vão comprometer a mobilidade da área, uma vez que o volume de veículos neste momento é bastante reduzido no sentido Cidade/Subúrbio. Além disso, a rota alternativa a este caminho também é bastante conhecida pela população. Dessa forma, vamos destacar efetivo especial para realizar a operação e garantir que os ciclistas utilizem a área com mais conforto e sem risco de acidentes de trânsito", afirmou.

Já a secretária executiva de Esporte do Recife, Yane Marques, ressalta a importância da ação para os atletas. "Estamos em constante contato com a comunidade esportiva para, cada vez mais, atender a demanda de todos. Esta ação atende um anseio antigo dos ciclistas e triatletas que sempre procuram por um espaço seguro de treino", afirmou.

Nos horários de interdição da pista oeste da Via Mangue, o condutor que deseja acessar as vias do entorno da comunidade Jardim Beira Rio deverá seguir pela Avenida Herculano Bandeira e girar à direita na Rua Arquiteto Augusto Reinado. Já os condutores que pretendem acessar os demais bairros da Zona Sul da cidade deverão utilizar a Avenida Domingos Ferreira.