Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 12.04.19 - 11h52

BALANÇO DE CHUVAS 12/04/2019

A Prefeitura do Recife informa que, segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), nas últimas 6h, choveu 74,3mm, no Recife, o que corresponde a uma semana de chuvas em relação à média histórica para o período e apenas as 10h e as 11h da manhã choveu 42,5 mm, o que corresponde a 4 dias em 1 hora, de acordo com a média histórica para o mês de abril, que é de 326,3mm.

Essas fortes chuvas coincidiram com o pico da maré alta desta sexta, que chegou a 2 metros às 9h23. Desde o início das chuvas, a Prefeitura do Recife mobilizou um efetivo de cerca de 1000 profissionais para trabalhar no monitoramento e mitigação dos efeitos da chuva.

A Prefeitura do Recife informa ainda que todas as 309 unidades de ensino da rede municipal abriram nesta sexta-feira, bem como os 12 Centros de Referência de Assistências Social (CRAS). Em relação às Unidades de Saúde, apenas um deles precisou ter seus serviços suspensos, no Alto da Brasileira.  

OPERAÇÃO INVERNO - Desde janeiro, a Prefeitura do Recife monitora e atua nas ruas e morros da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, com um efetivo de mais de 6.100 profissionais. Para a Operação Inverno 2019, a cidade destinou R$ 81 Milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.

DEFESA CIVIL– A Prefeitura do Recife emitiu o aviso para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Foram registrados 41 chamados para vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas. Nenhuma ocorrência de grande porte foi registrada. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

ÁRVORES – A Emlurb registrou ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de duas, na Rua Monsenhor Júlio Maria, na Madalena, e na esquina da Rua Engenho Poeta com Avenida Caxangá. Não houve registro de vítimas. As equipes já foram deslocadas para esses locais. O órgão conta com equipes de prontidão para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

DRENAGEM - Desde o início das chuvas, as equipes da Emlurb reforçaram as ações drenagem nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas.  Foram mobilizadas mais de 240 pessoas para os trabalhos de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem, de diversas localidades, a exemplo da Av. Visconde de Jequitinhonha, Rua Argemiro Galvão, Avenida Acadêmico Hélio Ramos, Rua do Paissandu, Avenida Domingos Ferreira, Rua Francisco de Paula Monteiro, entre outras. Equipes também atuam na limpeza dos seguintes canais: Canal do Sport, do Cavouco, Córrego do Caroá, do Chié, Derby-Tacaruna, São Pedro, Vila Borborema, do Jordão e de Setúbal.

TRÂNSITO – Equipes formadas por 250 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento.

Das 6h às 10h desta sexta-feira (12), foram registrados sete acidentes de trânsito, nenhum com vítima fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 31 semáforos, dos quais 16 já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema.